• Baixada Fluminense | 15/12/2025 - 09:52
Enviado por Demétrio Sena em

DE REPENTE ARTISTA

Demétrio Sena - Magé

O Imaginário Periférico é um grupo de ativismo cultural formado há anos por dezenas de artistas e escritores que depois agregaram outros artistas, escritores e ativistas culturais. Nunca deixaram de realizar exposições, eventos mistos e atividades de valorização da cultura. Estão em plena expansão permanente e sempre convidam novas pessoas para participarem de suas realizações.

Eu já havia partipado, há tempos, de algumas exposições do Imaginário. De repente me surpreendo, por estar afastado do grupo, com um convite para participar de duas exposições coletivas do mesmo projeto e com o mesmo nome. Uma fotografia minha está em exposição no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro do Rio de Janeiro, e outra, na Galeria Ap'ostrophe Arte, na Espanha, pelo projeto SEM/100 ARTISTAS BRASILEIROS. Quem fez a ponte para minha participação foi o artista plástico Deneir. Não tive muito tempo para escolher entre os meus trabalhos, mas considero que fui feliz na escolha das fotografias enviadas.

Sou essencialmente um escritor. Poeta e cronista. Não me classifico artista. E na verdade, cresci e amadureci sem ouvir nem ler que o fotógrafo é um artista. Já ouvi muito, dizerem "esse fotógrafo/fotógrafa é uma artista!", como interjeição de espanto pela qualidade do trabalho, mas não como qualificação específica. Poucas vezes percebo, atualmente (pois nos últimos anos o conceito de artes plásticas foi ampliado), que o fotógrafo é recebido como artista entre os que sempre foram reconhecidos como tais, desde que a arte ganhou o justo status na sociedade universal. Mas acontece. Vem acontecendo gradualmente comigo.

Não faz muitos anos que a fotografia me arrastou em definitivo, para si. Mas eu já era apaixonado por ela e tive duas grandes referências fotográficas, que ficaram incubadas em mim: meu primo saudoso, João Aguiar e o amigo Ricardo Pereira, de quem fui auxiliar em alguns trabalhos. Com um pouco da influência inicial de cada um, desenvolvi meu estilo pessoal. Sou muito grato a ambos.

Agradeço ao Grupo Imaginário Periférico por me abraçar e incluir na categoria, em seus ativismos, e nas exposições que realiza. Graças ao Imaginário, passo a pertencer oficialmente ao imaginário dos apreciadores das artes.

 

Sticky Menu
COLOR SKINS
COLOR SCHEMES