Prêmio Baixada em Guapimirim | Foto: Eduardo Ribeiro
Shirley Costa
A noite desta quinta-feira (23) foi especial para muita gente que faz a diferença na Baixada Fluminense. Cerca de 30 agentes sociais e culturais foram agraciados com o Prêmio Baixada 2012, concedido desde 2002 pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense a pessoas, entidades e grupos que se destacam na valorização da região em diversos segmentos. A cerimônia, realizada no Grêmio Recreativo Musical Guapiense, em Guapimirim, contou com a presença da secretária de Educação e Cultura do município, Ana Amélia Ulrich; do secretário municipal de Governo e Habitação, Isaias da Silva Braga, que representou o prefeito da cidade, Júnior do Posto; do secretário de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, Anderson Ávila; entre outros representantes.
“A Baixada é um celeiro de artistas. Nosso patrimônio cultural é riquíssimo. Hoje estamos aqui para homenagear vocês que levam o nome da região”, disse o vice-presidente do Fórum, Sérgio Vasgestian, explicando a finalidade do Prêmio.
Para o artista plástico de Magé Deneir Martins, um dos agraciados, o Prêmio é uma forma de valorização da região. “Este prêmio é muito importante pela carência de estímulo à cultura na Baixada Fluminense. Magé, por exemplo, viveu 30 anos em exílio cultural. Esta é uma ótima iniciativa do Fórum”, parabenizou ele.
Outros que ficaram contentes com a iniciativa foram os integrantes do Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Ecologia (Gemte), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - campus de Nova Iguaçu. “Este é um reconhecimento maravilhoso de muito trabalho”, comemora a fundadora Janaína Nascimento. O grupo foi premiado na categoria Comunicação Escrita pela atuação na região através do projeto ‘Destinos’, no qual são realizadas entrevistas, oficinas, concursos, entre outras atividades, registradas em uma publicação anual. A revista Destinos: Olhares além da Fachada deste ano teve como tema a Baixada Fluminense. O periódico pode ser acessado no endereço: http://r1.ufrrj.br/im/gemte/pdf/Revista_Destinos_02.pdf.
Outras personalidades da cultura da região também foram lembradas durante a cerimônia. Uma delas foi o historiador de Nova Iguaçu Ney Alberto Gonçalves de Barros, falecido em junho deste ano. A homenagem, escrita pelo professor Gênesis Torres, também presente no evento, foi lida pela coordenadora de Cultura do Fórum, Claudina de Oliveira.
Apontando para a cultura
A secretária de Educação e Cultura de Guapimirim, Ana Amélia Ulrich, comentou o tema do Prêmio — ‘Guapimirim - Apontando para a Cultura na Baixada’—: “Guapimirim não vai apontar para a cultura somente hoje, mas sempre!”, afirmou ela.
De acordo com o presidente do Fórum Cultural, Carlos Cahé, a próxima edição do Prêmio deverá ocorrer em Japeri.
A lista dos agraciados desta edição do Prêmio Baixada pode ser conferida no site do Fórum Cultural da Baixada Fluminense: http://www.forumculturalbfluminense.org.br.