BikeCine chega à cidade da Baixada | Foto: divulgação
Baixada Fácil
Um cinema movido a bicicletas! Essa é a proposta do BikeCine, um sistema de cinema itinerante e que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Seropédica recebe o projeto pela primeira vez, nos dias 23 e 24 de setembro, com sessões gratuitas e ao ar livre, em espaço na Rodovia Presidente Dutra, com patrocínio da Ecovias Rio Minas.
No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes: acomodados na plateia de 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público.
É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, um recurso do BikeCine pensando especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade na participação.
A programação em Seropédica inicia exibindo uma sessão de filmes em curta-metragem variados, em ambas as datas. Depois, exibe dois filmes longa-metragem prestigiando o cinema nacional. Terça-feira, 23/09, o ‘Auto da Compadecida 2’, com a continuidade da celebrada história de João Grilo e Chicó, e na quarta-feira, 24/09, ‘Mussum, o Filmis’, cinebiografia brasileira do humorista Mussum, músico e integrante do quarteto Os Trapalhões.
As sessões contam com recurso de acessibilidade. Os ingressos ficam disponíveis on-line para o público, pelo site https://bikecine.com.br/ e também por distribuição presencial no local, uma hora antes do evento.
A tecnologia também está presente na projeção das imagens, a exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com alta tecnologia, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre.
Lançado no Brasil em 2024, o projeto já passou por mais de 30 cidades, apresentando cerca de 71 sessões para 10.055 pessoas.
 
Como funciona o BikeCine
Em vez de consumir energia para funcionar como um cinema regular, no BikeCine toda a eletricidade necessária para a sessão acontecer é gerada a partir das pedaladas do público nas estações de bicicletas. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizado apenas energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.
A energia das pedaladas se transforma em energia elétrica, pela cinética gerada dos movimentos do pedal. O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.
“O projeto reúne pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Assim, é uma grande alegria estrear o BikeCine em Seropédica. Com ele, queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é estimulado a refletir sobre o consumo energético, além da colaboração coletiva e mobilidade urbana”, compartilha Marco Costa, coordenador-geral e idealizador do BikeCine.
A iniciativa tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre: Cine Autorama e CineSolar.
O BikeCine em Seropédica é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com patrocínio da Ecovias Rio Minas, realização BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.
 
Serviço:
BikeCine em Seropédica
Data: 23 e 24 de setembro 2025
Horário: 18h30 e 19h30 (terça e quarta-feira)
Local: Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros
Endereço: Rodovia Presidente Dutra, Km 209 + 800 - RJ 
Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.
Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos on-line no https://bikecine.com.br ou retirada presencial, a partir de 1 hora antes).
50% dos ingressos ficam disponíveis on-line e 50% são distribuídos presencialmente.
Programação:
 
Dia 23/09 (terça-feira)
18h30
Sessão de curtas-metragens (50 minutos - Livre)
19h30
O Auto da Compadecida 2
(de Guel Arraes/Flávia Lacerda - Brasil - 2024 - Comédia/Drama/Fantasia - 1h52 - 12 anos) 
Sinopse 
Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena cidade de Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Entretanto, após sua história de ressurreição ter se espalhado, ele é recebido como celebridade e disputado como cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade. Quem sabe agora ele consegue seu plano para uma vida mansa.
 
Dia 24/09 (quarta-feira)
18h30
Sessão de curtas-metragens (50 minutos - Livre)
19h30
Mussum, o Filmis
(de Silvio Guindane - Brasil - 2022 - Biografia/Comédia - 122 minutos - 12 anos)  
Sinopse
A trama mostra a história real sobre a vida e trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum, um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar; Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil. Além de fundar o grupo musical Os Originais do Samba, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto Os Trapalhões. A cinebiografia brasileira tem base no livro “Mussum - uma história de Humor e Samba”, de Juliano Barreto.
