Barrulhinho Cultural | Foto: Clarissa Ribeiro
Shirley Costa
O bairro de Campos Elíseos recebeu, na tarde deste sábado (9/9), o segundo Barrulhinho Cultural de 2017. Brincadeiras, oficinas, teatro, música e contação de histórias fizeram a alegria das crianças. Durante o evento, foi realizada ainda a premiação e entrega dos certificados aos 10 vencedores do concurso infantil de desenhos e pinturas ‘O Lixo no Lugar Certo’. A iniciativa é promovida pelo portal BAIXADA FÁCIL, com o patrocínio da Braskem e conta com os apoios da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello.
Na oficina da artista plástica Ana Ana, as crianças exercitaram a criatividade produzindo seus próprios brinquedos com material reciclável e, durante a oficina de pintura da artista Sônia Monteiro, elas soltaram a imaginação. A diversão também foi garantida com a exibição da peça ‘O lixo no lugar errado, tô fora!’, da Cia. de Arte Popular; pela contação de histórias, com Josy Louzada e Celsinho Steve; pela apresentação do coral e orquestra do projeto Som+Eu; e show do cantor Lúcio Sherman.
O público também conferiu a exposição dos desenhos e pinturas vencedores do concurso ‘O Lixo no Lugar Certo’. A premiação foi conduzida pela artista plástica Sônia Monteiro, que ficou encantada com os talentos descobertos: “Estou muito feliz de descobrir tantos talentos aqui e de ver essas crianças se envolvendo com arte. Isso é gratificante para a gente que realiza eventos pela Baixada”.
Sônia também foi uma das juradas do concurso, junto aos artistas plásticos Deneir Martins e Damião Barbosa; aos professores de artes Heloísa Rodriguez e Cristiano Ludgerio; e ao designer gráfico David Macedo.
O primeiro lugar no concurso foi conquistado pela Maria Luísa, de 10 anos. Ela desenhou um clube de reciclagem, onde o material recolhido é transformado em brinquedos. “Fiquei muito surpresa. Achei que não tinha chances de ganhar, ainda mais em primeiro lugar”, contou a pequena ganhadora.
Os 2º e 3º lugares foram para Renato, de 11 anos, e Maria Eduarda, também de 11 anos. Ele mostrou em seu desenho que as aparências enganam, já que uma pessoa bem vestida e aparentemente rica pode não ter a consciência de jogar seu lixo no local certo. Já Maria Eduarda representou uma rua suja, com o lixo fora do lugar.
Foram selecionados 10 desenhos (confira a lista abaixo). Os três primeiros lugares ganharam certificados e um kit de desenhos e pinturas. Os demais colocados receberam certificados. O concurso, organizado pela Esteio Editora, recebeu quase 100 inscrições, todas de Duque de Caxias.
Entre os talentos descobertos está a Mayara, de 8 anos. Ela está escrevendo um livro que será ilustrado com os seus próprios desenhos.
Os jurados destacaram a dificuldade da seleção. "Julgar é muito difícil, principalmente a pureza, a sinceridade e a doçura existente nos desenhos das crianças”, explica o artista plástico Deneir Martins.
“Nunca pensei que seria tão difícil a missão de julgar. No fim, acredito que fiz as escolhas que mais me agradaram, como biólogo e artista plástico”, acrescentou Damião Barbosa, parabenizando a iniciativa: “Acredito que o incentivo à cidadania e o desenvolvimento de uma consciência ambiental nos pequenos, utilizando a arte como ferramenta, é simplesmente fascinante. Criar desde cedo a responsabilidade com o meio ambiente é esperar adultos engajados por um mundo cada vez melhor”.
De acordo com o produtor do Barrulhinho Cultural, Eduardo Ribeiro, o objetivo do evento é contribuir com o processo de construção de uma identidade positiva para a Baixada Fluminense, envolvendo artistas locais e a comunidade.
O Barrulhinho Cultural é uma versão infantil do Barrulho Cultural, evento que ocorre há 30 anos em Duque de Caxias e conta com a participação de artistas comprometidos com a cultura da Baixada Fluminense.
Vencedores do Concurso de Desenhos e Pinturas ‘O Lixo no Lugar Certo’:
1º Lugar
Maria Luísa dos Santos Rogusque
2º Lugar
Renato Bastos Pereira Couto
3º Lugar
Maria Eduarda Coutinho da Silva
4º Lugar
Emanuella Quintremil
5º Lugar
Rebeca Cristine Sant´Ana Hermenegil
6º Lugar
Maria Eduarda Machado Mendes
7º Lugar
Mayara Carvalho da Silva
8º Lugar
Ester Laianny Suerto Gusmão
9º Lugar
Hiago Rodrigues Ferreira
10º Lugar
Hayron Freires da Silva