Política sim bolsonarismo não
Demétrio Sena - Magé
Se eu souber que o indivíduo é misógino, quero distância. Homofóbico, também. Dos que praticam feminicídio, não quero nem ouvir falar. Mas ouço todos os dias.Também me afasto, se a pessoa é do tipo que pede ao governo de outro país para lançar bombas contra o nosso; clama pelo retorno da ditadura e defende a brutalidade; o genocídio; a truculência.
Deixo de ser amigo não de quem pensa diferente, e sim, de quem é tão sujo, que me dá náusea, ranço, aversão. Dizer que uma mulher foi estuprada porque "facilitou" não é divergência. É ser também estuprador. Afirmar que religiosos de outras vertentes vão para o inferno, além de persegui-los brutalmente (como sempre fazem com os religiosos de matriz ou inspiração africana) jamais foi opinião; é maldade; o desejo insano de protagonizar uma inquisição à moda século XXI.
Quem usa a religião para praticar maldades em nome de uma legenda partidária... para compor um grupo nojento, no poder... para louvar o líder desse grupo, mais nojento ainda, não merece qualquer admiração. Posso até conviver a contragosto, se não tiver outro jeito, mas não admiro nem sustento assunto. Apenas convivo, dentro da formalidade obrigatória.
Discuto política. Numa boa. Política. Só não faço coro aos urros da diotice; aos arroubos violentos e à truculência; os preconceitos partidários; o eterno ódio religioso, étnico e sociocultural. Política sim, porém, bolsonarismo não, porque bolsonarismo não é política de ser humano. E acabo com amizade, quando o bolsonarismo de alguém me desrespeita; quer me sufocar; me converter ao seu moralismo hipócrita; sua religiosidade pendurada nos testículos do poder que dá mais.
Respeito qualquer contraditório que argumenta com segurança; não com gritos; ameaças; mentiras; truques; distorção da verdade. Menosprezo a quem vomita o que bem quer, e antes de ser contestado, diz que não quer discutir; só deu sua opinião. Bolsonarista bom é o que deixa o bolsonarismo de fora, quando entra em uma conversa com gente.
... ... ...
Respeite autorias. É lei