Mesquita | 21 de dezembro de 2018 - 20:57

Professor de História cria jogo para ajudar no aprendizado em Mesquita

Baixada Fácil

Professor de História cria jogo para ajudar no aprendizado em Mesquita

O ponto de partida é a Escola Municipal Roberto Silveira,em Mesquita. Ea chegada é a Idade Média. Essa é a trajetória do jogo pedagógico, criado pelo professor de História Cláudio Estevam, de 67 anos, para os alunos do 6º ano, visando o reforço dos conceitos aplicados em sala de aula. Através de um jogo de tabuleiro, é preciso percorrer as casas, onde perguntas sobre o tema devem ser respondidas corretamente para vencer o desafio.


A ideia surgiu com o objetivo de prender a atenção dos alunos, estimular a criatividade e a curiosidade. “Como eles têm entre 12 e 13 anos, estão na fase de se interessarem por jogos. Para vencer, precisam conhecer o conteúdo. Com isso, lancei o desafio e toda a turma adorou. Parte da avaliação do bimestre foi feita a partir do jogo”, explicou o docente.


Todos os 28 alunos participaram da construção do jogo. O professor dividiu a turma em grupos, de forma que elaborassem as perguntas que fariam parte da competição. Após a sua avaliação, as perguntas foram selecionadas e os alunos puderem levar para casa para estudar as questões escolhidas.


O jogo de História Antiga também revelou talentos. O aluno Pedro Henrique Ribeiro, de 12 anos, antes tímido e pouco participativo durante as aulas, foi um dos campeões da competição, sem errar nenhuma resposta. “Estudei muito com a ajuda da minha mãe. Adorei o assunto, mas o fato de estar jogando com meus colegas em sala de aula, foi muito legal”, disse o menino.


O diretor da unidade, Rafael Avoglio, afirma que o método facilitou o aprendizado dos alunos. “É muito bom quando um professor sai do comum e inova dentro de sala de aula. Através do jogo, os alunos aprenderam sobre História Antiga de forma lúdica. Eles não decoraram. Com certeza, levarão esse conhecimento para o resto da vida”, concluiu.


Professor há 42 anos, Cláudio Estevam produziu 10 cópias do jogo e doou para a escola, para que outros professores possam usar o material em suas aulas. No ano de 2000, ele também criou um jogo de tabuleiro sobre os 500 anos do descobrimento do Brasil, que foi comercializado por uma empresa de brinquedos.


 


 


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