Prefeita de Japeri adia festa de aniversário da cidade
A prefeita Fernanda Ontiveros anunciou, após reunião do grupo de trabalho responsável pela organização da festa de aniversário dos 31 anos da cidade, que resolveu adiar a realização do evento para os dias 8, 9, 10, 11 de dezembro, quando se celebra o feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município.
Em seu anúncio, a prefeita alegou pendências administrativas e a situação sanitária com o aumento dos casos de Covid-19 como os motivos que basearam a sua tomada de decisão.
A medida foi tomada em razão de os prazos fixados pelo Grupo de Trabalho (GT) para a conclusão dos trâmites burocráticos não terem sido concluídos como: a data limite para o fechamento dos contratos com as principais atrações artísticas seria na última sexta-feira (17/06).
Entretanto, nem todos os artistas apresentaram a documentação dentro do prazo exigido para a contratação.
A falta de tempo hábil inviabilizou a contratação da terceira atração artística, bem como não haveria prazo para a obtenção de todos os licenciamentos exigidos para a realização da comemoração do aniversário da cidade.
Também pesou na decisão da prefeita, o avanço dos casos de Covid-19 registrados nas últimas semanas, o que necessitaria adoção de medidas especiais para realização do evento, como testagem, exigência de passaporte vacinal e uso de máscara, uma vez que a área da festa será totalmente gradeada e com previsão de um público diário de nove mil pessoas. A medida visa evitar aglomerações.
Além da suspensão da festa, a prefeita determinará a volta do uso de máscaras em locais fechados e adoção de medidas sanitárias que visem a evitar a propagação do vírus.
O Panorama Covid-19, divulgado no último sábado (17) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra cenário com tendência de crescimento dos indicadores precoces da Covid-19. A análise reflete os dados registrados na semana de 6 a 12 de junho.
Na Semana passada a Defensoria Pública do Rio Janeiro, por meio do 5º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, notificou e recomendou expressamente a prefeita Fernanda Ontiveros e outros seis prefeitos da Baixada Fluminense que determinassem o uso de máscara em locais fechados e transportes públicos e que evitassem aglomerações.