INPI visita a unidade da Braskem em Duque de Caxias
Nesta quarta (28/03), a Braskem recebe, em sua unidade de Duque de Caxias, 15 servidores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que são pesquisadores e examinadores de patentes, com pós-graduação completa na área de polímeros ou correlatas. O objetivo da visita é apresentar os processos de fabricação e produtos que são solicitados como pedidos de invenção na área de tecnologia de polímeros.
“O INPI nos procurou para essa visita com o objetivo de conhecer melhor a empresa e o processo petroquímico. A iniciativa é muito boa, uma vez que o setor ganha cada vez mais. Aproveitamos para convidar outras entidades, como a Firjan, com um representante do Comitê Setorial do Plástico, e também as indústrias de transformação”, destaca Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.
Além de conhecer a empresa, seus respectivos processos e produtos, a visita vai oferecer aos examinadores do INPI, principalmente os recém-concursados, uma visão geral de uma instalação industrial e seus processos de fabricação de materiais plásticos ou correlatos. “Pretende-se com isso, a familiarização do processo por parte dos examinadores de patentes aqui no INPI”, explica Marco Antonio Souza Aguiar, chefe da Divisão de Polímeros e Correlatos do INPI.
A visita aconteceu ao longo do dia e, na programação, constaram: apresentação geral da Braskem - processo petroquímico, segurança e meio ambiente e cadeia da indústria de plásticos; apresentação geral da Indústria de Transformação de Plásticos - máquinas, equipamentos, processos em geral, tecnologias; e apresentação desenvolvimento de Mercado e Inovação Braskem e Registro de Patentes da Braskem junto ao INPI.
Ao final, foi realizado um tour aos Laboratórios de Controle de Qualidade e, posteriormente, a visita à Sala de Controle da Produção e áreas de produção petroquímicas da Braskem Duque de Caxias.