Duque de Caxias | 20 de abril de 2021 - 22:27

Inclusão de deficientes no grupo prioritário da vacinação da Covid-19 é aprovada pela Câmara de Caxias

Inclusão de deficientes no grupo prioritário da vacinação da Covid-19 é aprovada pela Câmara de Caxias

Conforme a Ordem do Dia, três projetos de lei e um projeto de resolução foram colocados em questão e unanimemente aprovados pelos 24 parlamentares, conectados na sessão ordinária on-line desta quinta-feira (15), regida pelo presidente da Câmara de Duque de Caxias, vereador Celso do Alba (MDB), e secretariada pelo vereador Claudio Thomaz (DEM).


O destaque foi a aprovação do PL nº 010/2021, de Vitinho Grandão (SD), Celso do Alba e Claudio Thomaz, referente a tornar obrigatório no município a inclusão da população portadora de deficiências, e essa mesma categoria profissional, no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. “Precisamos cuidar do povo e fazer as leis do nosso município andar”, disse Vitinho ao discutir a matéria.


O vereador mais jovem do município emplacou mais uma, recebendo outra aprovação, dessa vez de um projeto de resolução, que concede o título de “Cidadania Duquecaxiense” para o Drº Thalis Santos da Mota. Vitinho foi elogiado pelo presidente e parceiro de projetos, Celso do Alba: “É uma honra legislar ao lado de um jovem tão promissor e empenhado”. 


O vereador Michel Vila Nova (PSDB) também teve motivos para comemorar. O PL nº 008/2021, de sua autoria, que pleiteia a criação do projeto social “Gari Comunitário”, firmando uma parceria entre a Prefeitura e associações de moradores das comunidades carentes da cidade, também recebeu o aval positivo da Câmara. 


O outro PL aprovado é do vereador, líder da bancada do Solidariedade, Alex Freitas. No projeto, fica reconhecida como atividade essencial a prática de atividades e exercícios físicos nas academias e espaços públicos em todas as dependências da cidade. “Essa é uma lei importante, não só para a questão da saúde, mas também para a profissional. Há um grupo muito grande de cardiopatas, diabéticos e obesos no município e, mesmo na pandemia, temos que incentivar a prática de exercícios físicos para que esses cidadãos melhorem a qualidade de vida deles. Além disso, essa será uma porta de emprego para os profissionais da Educação Física, uma vez que eles auxiliarão as pessoas na prática de exercícios físicos ao ar livre, e também, nas academias, que ficarão abertas permanentemente. Ressalto que todas essas ações deverão obedecer aos protocolos de combate a Covid-19”, explicou o autor do projeto aprovado.


O vereador Nivan Almeida (PT), que torce para que o prefeito Washington Reis (MDB) sancione todos os projetos aprovados pela Câmara, incluindo o de Alex Freitas, sugeriu que a proposta do colega fosse colocada em prática como um Processo Seletivo Simplificado – PSS, realizado pela Prefeitura. Seu intuito é oferecer vagas de emprego para os profissionais da Educação Física. “Na rede existe uma quantidade grande de profissionais da área, mas infelizmente ainda não são suficientes para atender essa demanda. Temos que aproveitar os espaços sugestivos para a prática de esportes, construídos na gestão do atual governo”, comentou o veterano, autor da lei denominada “Ginástica na praça, saúde no coração”, que teve início há alguns anos no bairro da Taquara, 3º distrito.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação