Mesquita | 06 de novembro de 2018 - 22:29

Estudante de Mesquita é aprovado para a academia de balé do Bolshoi

Baixada Fácil

Estudante de Mesquita é aprovado para a academia de balé do Bolshoi

O aluno Vinícius Gabriel Pereira, matriculado no quinto ano da Escola Municipal Ernesto Che Guevara, em Mesquita, está desfrutando seus últimos dias do ano letivo na unidade, onde estuda desde 2011. Nascido e criado no bairro Chatuba, o menino de 11 anos está com a mudança pronta para a cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. Aprovado para a academia de balé do Bolshoi na cidade, que é a única filial do Teatro russo do mundo, Vinícius teve na dança a oportunidade de viver uma nova vida ao lado da mãe e dos dois irmãos.


Como aluno de Projeto Arte com Visão, na Chatuba, Vinícius passou na maior seleção anual de dança do país. Ao todo, foram 5.873 candidatos de todo Brasil e da Argentina. Para a etapa em Joinville seguiram na disputa 838 bailarinos, sendo apenas 20 meninos selecionados. Apenas dois em todo o estado do Rio de Janeiro foram aprovados, sendo um deles o mesquitense.


O balé entrou na vida de Vinícius aos seis anos, que após um trauma familiar, com a morte da avó, parou de falar, de desenvolver habilidades na escola e não queria conviver com as crianças da sua idade. A mãe Sandra Elisa, que conhecia o trabalho no Instituto Mundo Novo, também na Chatuba, viu no espaço a oportunidade de fazer com que o filho saísse do quadro de depressão. “O instituto faz a diferença na vida de muitas pessoas na Chatuba. Vi ali a esperança de ver meu filho voltar a ser o que era antes. E foi na dança que ele despertou interesse e eu o apoiei sempre”, destaca.


Antes de ser aprovado para o balé do Bolshoi, Vinícius já havia se destacado e sido reconhecido pelo seu talento na dança. Esse ano ele ganhou o prêmio de bailarino revelação no Festival Intercâmbio de Academias e Grupos Amadores de Dança (IAGAD), além de ter conquistado bolsa integral para academia Petit Danse, localizada na Tijuca. “Este foi o ano do Vinícius. O prêmio do IAGAD foi uma surpresa para nós. E foi o que nos motivou a inscrevê-lo para a seleção do Bolshoi”, afirmou a professora de balé do Instituto Mundo Nova, Julia Fernandes.


Muito aplaudido pelos colegas de classe, Vinícius agradece o apoio e torcida. “Eu estou muito feliz. Quero voltar um dia, já como bailarino profissional para visitar os amigos que fiz no instituto e aqui na escola”, comenta.


A viagem para a seleçãoem Santa Catarinafoi feita através de campanhas e patrocínios, desenvolvidos pelo Instituto Mundo Novo. Agora, a família está com as malas prontas, mas precisa de ajuda financeira para se estabelecer no local. “Precisamos que essa família, que vai viver nos próximos oito anos em Joinville, vá com suporte e segurança. Já conseguimos emprego pra mãe e uma vaga de jovem aprendiz para o irmão mais velho de Vinícius, de 14 anos. Mas até que eles comecem a ser remunerados, estamos empenhados para que possam ter o mínimo de estrutura na região, como moradia, alimentação e locomoção”, explica Bruna Simãozinho, coordenadora de projetos da ong. 


No site do Instituto Mundo Novo, através do link: https://conteudo.institutomundonovo.org.br/dachatubaparaobolshoi, ou pelo http://www.vakinha.com.br/vaquinha/vinicius-no-ballet-bolshoi-2019, é possível ajudar com a mudança da família. Na Escola Municipal Ernesto Che Guevara, os professores estão contribuindo com quantias em dinheiro. “Vamos fazer o possível para ajudar, dentro das nossas possibilidades. Perdemos um aluno para o bem. Não há felicidade maior para nós. Hoje o Vinícius é um exemplo para os outros alunos. Enquanto escola promovemos diversas atividades pedagógicas voltadas para a arte e cultura. É emocionante ver um aluno se destacando pelo seu talento”, disse o diretor da unidade, Haroldo Dias.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação