Duque de Caxias | 23 de fevereiro de 2021 - 22:19

Duque de Caxias comemora Centenário da Creche e Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto

Baixada Fácil

Duque de Caxias comemora Centenário da Creche e Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto

A Prefeitura de Duque de Caxias comemorou, neste sábado (20), os 100 anos da Creche e Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto. A unidade foi a primeira do Brasil e da América Latina a servir merenda escolar. No cardápio, angu e mate, que levaram a unidade a ganhar o apelido carinhoso de “Mate com angu”. A escola também foi a primeira do país a utilizar o método da pedagoga italiana Maria Montessori.

O evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Projeto Som Mais Eu e com a inauguração do parque infantil. A escola fica na Rua Deputado Romeiro Júnior, nº 273, no Centro de Duque de Caxias. A celebração reuniu ex-diretores da unidade educacional, autoridades municipais e estaduais.

A secretária municipal de Educação, profª Cláudia Viana, falou sobre a importância de comemorar o centenário da escola.  “Ela é emblemática porque tem todo um apelo histórico dentro da América Latina. Posso dizer também que essa unidade está em todos os livros de pedagogia e é tema de discussão em vários lugares do mundo. Comemorar o centenário da Creche e Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto é muito importante para a nossa cidade,” contou.

Para o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, a escola tem uma importância muito grande para o Brasil e para o mundo. “Aqui, surgiu a merenda escolar. Servimos a primeira refeição gratuita em uma escola da América Latina, com uma professora muito comprometida e que entendeu que uma criança também precisa de educação pela boca. Diante disso, uma criança bem alimentada é um aluno que terá uma melhor performance na aprendizagem”, disse.

Atualmente, a escola atende 400 estudantes, da pré-escola  ao 5ª  ano de escolaridade, em dois turnos. Ao todo, 70 profissionais, entre professores e funcionários, atuam na unidade. A escola é uma grande referência em educação pública e faz parte da rede municipal de ensino, com outras 178 unidades.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação