Duque de Caxias | 30 de agosto de 2021 - 15:11

Câmara de Duque de Caxias expõe novas propostas

Baixada Fácil

Câmara de Duque de Caxias expõe novas propostas

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou, na última quinta-feira (26/08), uma sessão ordinária para divulgar propostas e iniciativas dos vereadores, na tentativa de promover mais qualidade de vida para os cidadãos duquecaxienses. O presidente da Casa Legislativa Celso do Alba (MDB) comandou a sessão, e o vereador Nivan Almeida (PT), excepcionalmente, secretariou, fazendo a leitura do Expediente e da Ordem do Dia. Ao todo, 26 vereadores estiveram presentes na sessão. 


O primeiro Projeto de Lei (nº 54/2021) anunciado, conforme o Expediente, tem a autoria do vereador Sandro do Sindicato (SD). Ele almeja que a Prefeitura realize o acompanhamento médico domiciliar a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, com o intuito de garantir o acesso desses pacientes às vacinas ou medicamentos no âmbito do município. Já o Projeto de Lei nº 55/2021 é uma iniciativa conjunta entre os vereadores, Paulo Afonso (Republicanos), Dra. Fernanda Costa (MDB) e Vitinho Grandão (SD). Com ele, esse trio de parlamentares busca a criação do Programa Municipal Saúde do Pé Diabético, e também instituir o Dia dos Cuidados com Pé Diabético no calendário oficial da cidade. 


O vereador Nivan Almeida, dono do Projeto de Lei 56/2021, quer instituir o título de “Utilidade Pública” para a Associação Projeto e Prevenção – APEP. 


Um decreto legislativo do vereador e líder do Governo na Câmara, Valdecy Nunes (Patriota), também estava incluso na divulgação dos trabalhos. Ele diz respeito à concessão do título Ordem do Mérito Chico Mendes a Marcos Paulo Barbosa Tavares. Além disso, a leitura do Expediente do Dia continha a indicação do vereador Carlinhos Gratidão (MDB), que solicitou a continuação das obras de infraestrutura, custeadas com recursos do Fundo nacional de Habilitação de Interesse Social (FNHIS), do Governo Estadual, ao longo das ruas: Tever, Dulcinéia, Dublin, Peres e Jaguarina, endereços do bairro Campos Elíseos (2° distrito).


E se depender de Valdecy Nunes, também poderá ser disponibilizado em Campos Elíseos uma infraestrutura adequada para a implementação de uma feira livre na Avenida Actura, com a finalidade de atender a população local. Além disso, Nunes solicitou, para o mesmo bairro supracitado, que sejam realizados serviços de pavimentação e drenagem ao longo da Rua Três. 


A indicação da Dra. Fernanda Costa é referente à construção de uma alça no acesso à Linha Vermelha no sentido da cidade do Rio, e uma outra, no sentido Rodovia Presidente Dutra, a partir do bairro Parque das Missões, no 1º distrito. Marquinho da Pipa, vereador pelo Partido MDB, a fim de viabilizar a construção de uma praça no Jardim Anhangá (3º distrito), solicitou que a Prefeitura envie profissionais para realizar a limpeza de um terreno que funciona como depósito irregular de lixo no cruzamento das ruas GG e ZZ. E, para ampliar a sensação de segurança nesse mesmo local, ele também pediu que viaturas da Polícia Militar sejam disponibilizadas. 


A sessão foi encerrada após a aprovação unânime (com 25 votos favoráveis), em segunda discussão, da proposta de emenda à Lei Orgânica nº 01/2019, que altera o caput e o parágrafo 2º, do art. 94, da Lei Orgânica do Município de Duque de Caxias, a fim de assegurar a aplicação do percentual mínimo na manutenção do desenvolvimento do ensino. Essa proposta estava descrita na Ordem do Dia.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação