Câmara de Duque de Caxias aprova projeto de lei para criação de ciclovias nos bairros
A Câmara Municipal de Duque de Caxias aprovou por unanimidade, na sessão do dia 03 de setembro, o Projeto de Lei nº 085/13 que cria o Sistema Cicloviário na cidade. De autoria da vereadora Fátima Pereira, a Fatinha, o objetivo é ordenar, facilitar e incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo, gratuito e não poluente, de forma a contribuir com o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Um outro aspecto importante abordado na lei é que a bicicleta ainda ocupa menos espaço, é ágil, silenciosa e oferece qualidade de vida para seu usuário. O projeto de lei foi encaminhado ao prefeito Alexandre Cardoso para sancioná-lo ou não.
"Em Duque de Caxias podemos constatar que um dos principais meios de transporte da população, em especial nas regiões mais carentes, é a bicicleta. Diante de tal incidência é necessário que se faça um planejamento específico para atender bem os usuários. O objetivo é que o sistema seja implantado nos quatro distritos da cidade, ligando pontos estratégicos nos bairros, onde o trajeto da viagem seja mais expressivo para atender a demanda", explicou Fatinha.
De acordo com o projeto de lei, o Sistema Cicloviário deverá ser formado por uma rede viária específica para o transporte por bicicletas, formada por ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, além de bicicletários gratuitos nos terminais e estações de transferência de passageiros, em órgão público municipal, indústrias, escolas, centros de compras, supermercados, condomínios, parques e outros locais, onde o fluxo de pessoas é expressivo.