Observatório da Moda BXD é lançado nesta quinta-feira
O lançamento do Observatório da Moda BXD ocorre, às 19h, no perfil do Instagram da HLC - “Moda Consciente de Cria da Baixada”. A publicação digital ilustrada conta com informações, dados e tendências compiladas em uma edição piloto abordando a moda como cultura, para além da visão mercadológica, sob a perspectiva da Baixada Fluminense.
O conteúdo é inspirado na pesquisa realizada anteriormente pela produtora cultural e empreendedora Hilca Bueno em conjunto com estudantes e pesquisadores do IFRJ Belford Roxo - única instituição pública no Rio de Janeiro que oferece o curso de Produção de Moda. Hilca também é a criadora da HLC - “Moda Consciente de Cria da Baixada”, marca de acessórios produzidos a partir de material reaproveitado e orgânico (como pedras, casca de coco, cascalhos de concha, etc).
Desde2018, amarca se destaca por desenvolver uma concepção interessante em acessórios e pela manutenção do compromisso com o consumo consciente, valorização da produção artesanal e da moda na periferia.
Em mais um ano atravessado pela pandemia, a expressão da estação passada 'se reinventar' parece que ainda aparece nas coleções de 2021. O projeto é uma das primeiras publicações do nicho na região reunindo em 20 páginas ensaios fotográficos, artigos, infográficos e entrevistas.
Para além de registrar a produção da moda na Baixada Fluminense, um dos objetivos da publicação é abrir espaço para a produção artesanal, geralmente marginalizada e afastada do glamour, para o ´slow fashion´ (“moda lenta”, em tradução literal) - atrelado a hábitos de consumo responsáveis, valorização de produtores locais e produção de itens com mais qualidade e durabilidade - e para levantar discussões sobre consumo.
O projeto é patrocinado pelo município de Nova Iguaçu através da Lei Aldir Blanc, pelo edital de Fomento à Produção On-line da Secretaria de Cultura da cidade. A publicação fica disponível logo após o lançamento, tanto no perfil do Instagram, quanto na página do Facebook via link ou pdf.
#Instagram e Facebook: @hlcmarca
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