Projeto A Incrível Peleja de Simão e a Morte será apresentado nos quatro distritos de Duque de Caxias
A Calixto Eventos e Produções Artísticas e a Cia de Arte Popular de Duque de Caxias apresentam A Incrível Peleja de Simão e a Morte – 18 anos circulando. O Projeto propõe a circulação do espetáculo com a Cia de Arte Popular pelos quatro distritos de Duque de Caxias, cidade berço da Cia, em espaços culturais e educacionais parceiros, fortalecendo a cultura popular e o teatro, com intérprete de libras, e recepcionistas para PCDs, abertos ao público de forma gratuita.
O projeto de circulação de artes cênicas foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 01/2024, Lei 14.399/2022 (Política Nacional Aldir Blanc-PNAB de Fomento à Cultura), junto ao Ministério da Cultura e à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.
A Incrível Peleja de Simão e a Morte é um espetáculo da Cia de Arte Popular de Duque de Caxias que está há 18 anos sendo apresentado em diversos espaços culturais, praças, escolas, festivais, mostras e teatros convencionais, na Baixada Fluminense, Rio, Grande Rio, cidades do interior do estado e no Espírito Santo, encantando espectadores dos 8 aos 80 anos.
O espetáculo conta a história de Simão, que encarna o querer de todos nós: evitar a ida para o além. Simão muito esperto e inteligente, usa de várias artimanhas para conseguir seu intento: viver mais. Tudo nesta apresentação gira em torno da literatura de cordel e tem uma profunda imersão na cultura popular (o Bumba meu boi, as carpideiras, as cirandas, os repentes e os folguedos populares), com músicas compostas especialmente para ela e cantigas populares de domínio público, todas apresentadas ao vivo por duas atrizes, dois atores e um músico. Para a proponente e para a Cia esta circulação se justifica por fazer retornar ao povo, de forma gratuita, o que dele emana: sua arte, sua cultura, sua visão de mundo, a identidade e a memória de nossa gente.
Sobre a Cia de Arte Popular
A Cia de Arte Popular de Duque de Caxias foi fundada em 1997 e de lá para cá já gastou muita sola. Tem em seu repertório, vários espetáculos. Foi premiada em diversos festivais e mostras. É vencedora do Prêmio Baixada em Artes Cênicas/ 2015; do Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco do Ministério da Cultura/ 2018; foi contemplada no Edital Cultural da Firjan Sesi Mostra Novos Talentos de Teatro/ 2018; foi contemplada no Edital FUNARJ-Montagem Teatral 2020/2021; e faz parte da Rede Baixada em Cena, ganhadora do Prêmio Shell/2016 na Categoria Inovação em Teatro.
Sobre os Espaços Culturais
Os espaços culturais que recebem o espetáculo têm um papel essencial na promoção da cultura e da inclusão em Duque de Caxias. A Escola Municipal Santa Luzia se destaca por sua atuação em acessibilidade e na oferta de atividades culturais inclusivas. A AMA-Xerém, além de ser um importante espaço comunitário para eventos culturais e sociais, realiza, no dia da apresentação, uma Feira Cultural com artesanato, gastronomia e música. Já o Gomeia Galpão Criativo é um polo de formação e difusão artística na Baixada Fluminense, oferecendo cursos e eventos voltados para a cultura local. Com mais de 35 anos de história, o Projeto Luar de Dança se dedica à formação cultural de pessoas em situação de vulnerabilidade social, reforçando o impacto transformador da arte na comunidade.
Serviço:
12 DE ABRIL DE 2025 (Sábado)
ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA
Rua Marquês de Lafaiete, 70 Parque Equitativa-Duque de Caxias, RJ
11h
AMA-XERÉM (ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOS PRÓ MELHORAMENTO DE XERÉM)
Av. Engenheiro Benjamin Dumont S/N, Vila Santa Alice – Xerém – Duque de Caxias – RJ
18h
13 DE ABRIL DE 2025 (Domingo)
GOMEIA GALPÃO CRIATIVO
Rua Dr. Lauro Neiva, 32, Centro -Duque de Caxias, RJ
11h
PROJETO LUAR DE DANÇA
Rua La Rouche Foucault (Rua Tinguá), 151, Jardim Primavera, Duque de Caxias - RJ
18h
Todas as apresentações têm entrada franca, sem distribuição de senhas ou de ingressos.