13 de janeiro de 2022 - 22:57

Professora lança livro sobre saberes de terreiro na perspectiva de crianças e adolescentes em Duque de Caxias

Baixada Fácil

Professora lança livro sobre saberes de terreiro na perspectiva de crianças e adolescentes em Duque de Caxias

Apresentar o olhar de crianças e adolescentes sobre os saberes de terreiro a partir das perspectivas das redes educativas é o que propõe a obra Redes Educativas e os cadernos / diários Crianças e jovens na educação de terreiros, da professora Marta Ferreira, que será lançada nesta sexta-feira (14/01) no Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá, em Santa Cruz da Serra – Duque de Caxias – RJ.


O evento marcará também o aniversário de fundação do terreiro Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá, onde a pesquisa foi realizada. Entre as atividades, haverá uma mesa de debate, que além da participação da autora, contará com a presença do líder da casa, Babalorisá Daniel ti Yemonjá, dos professores Nielson Bezerra e Wanderson Flor do Nascimento e mediação da professora Eliana Laurentino.


Propondo ainda uma reflexão sobre escritas e oralidade nos espaços de terreiros, a obra é fruto da pesquisa de dissertação de Mestrado da professora Marta Ferreira, defendida no Proped-Uerj, em 2015.


Marta Ferreira D´Oxum é também candomblecista/mãe pequena, historiadora, pedagoga, além de mestre em Educação e doutoranda em Educação pela Unicamp.


“Será um momento de grande emoção. Sou de candomblé — 22 anos de iniciada — e estou tendo a oportunidade de apresentar, para além dos muros do terreiro, o mundo de saberes que o racismo religioso tenta historicamente sufocar. Considero como um presente da ancestralidade conseguir publicar a pesquisa em tempos tão tenebrosos”, conta Marta Ferreira.


Serviço:


Lançamento do livro Redes Educativas e os cadernos / diários Crianças e jovens na educação de terreiros da autora Marta Ferreira D´Oxum        
Data:
14 de janeiro
Horário: 18h
Local:
Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá – Av. Automóvel Clube, Km 51, Rua Projetada 13, Quadra 10, Lote 36 – Bosque do Ipê – Santa Cruz da Serra – Duque de Caxias - RJ, com transmissão ao vivo pelo Youtube @encontrodasculturasdease
Entrada:
gratuita
Classificação:
livre


 


Do Viva Caxias


 


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro