Projeto EDUC promove arrecadação de livros infantis para ações socioambientais em Duque de Caxias
Neste mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e Dia Mundial do Livro (23/04), o Projeto EDUC - fase II, desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, está promovendo uma campanha de arrecadação de livros infantis para atividades socioambientais. A iniciativa conta com a parceria do Ela Shopping, que terá um ponto de coleta para o recebimento das obras.
Os livros arrecadados pela campanha serão disponibilizados para a ‘venda’ nos bazares verdes, realizados em escolas municipais de Duque de Caxias. Para adquirir os títulos, as crianças deverão levar resíduos sólidos, em especial garrafas PETs, para trocar por cédulas da moeda verde EDUCoin nas ‘casas de câmbio’ montadas nas instituições. Durante esses eventos, além de livros, objetos como jogos e brinquedos podem ser adquiridos pelos participantes.
Entretanto, muitas crianças optam mesmo pelos livros. “Em atividades anteriores, enquanto ‘vendíamos’, víamos de tudo um pouco, inclusive quem gastasse todo o dinheiro recebido com livros, apesar de tantos brinquedos bacanas. Havia crianças ali que nunca tinham estado em uma ‘livraria’, por assim dizer, em frente a livros que poderiam comprar, e ainda, pagando com resíduos sólidos, que para eles nunca tiveram valor, e que iriam para o lixo”, conta a coordenadora de Educação Ambiental, Helensandra Costa.
“Educar as crianças para o consumo, para a conservação ambiental e ainda, para que gostem dos livros ainda na infância, é um sonho, que, a partir da contribuição de todos os doadores de livros, nós, enquanto mediadores do conhecimento, podemos ajudar a realizar. Cada livro que vai para a casa de uma criança leva consigo um monte de novas possibilidades, descobertas, encantos, novidades, gerando também um monte de mudanças”, completa Helensandra.
Visando apresentar conceitos socioambientais na prática ao público infantil, o Projeto EDUC – fase II se propõe, com essa iniciativa, a ensinar os pequenos sobre economia circular, redução de resíduos, reaproveitamento de materiais, conservação de recursos hídricos, comércio justo, entre outros valores que podem tornar o mundo melhor no futuro.
“É muito importante podermos colaborar com esse projeto inovador. A educação ambiental é um fator de grande importância para a nossa cidade e para o mundo. O aspecto pioneiro do projeto e o trabalho com a moeda social, dentro do princípio da economia colaborativa, nos encantou”, ressalta o diretor do Ela Shopping, Celso Pariz.
Para o Dia Mundial do Livro, está prevista uma edição especial do Bazar Verde, focada na ‘venda’ dos livros adquiridos durante esta campanha.
Quem quiser colaborar, poderá levar, até 23 de abril, livros, em especial títulos infantis, juvenis e infanto-juvenis (com exceção de obras didáticas e enciclopédicas) aos postos de coleta localizados no Ela Shopping (Av. Pres. Kennedy, 1777, Centro, Duque de Caxias - RJ) e na sede da Guardiões do Mar (R. Alfredo Azamor - Boa Vista, São Gonçalo – RJ).
Escritoras mirins caxienses
Durante o Bazar Verde, os participantes também poderão adquirir títulos de escritoras locais. Uma delas é a obra Aracê Poesia Mirim, escrita pelas alunas da Escola Municipal Monteiro Lobato (Campos Elíseos), Julya Jerônimo e Emilly Vitória, de 12 e 14 anos, respectivamente. Com temática ambiental e indígena, o livro conta com a organização da professora Érica Pereira. Outro título que também poderá ser ‘comprado’ com a moeda verde é o Crônicas para hoje: Tilda quer falar, de outra professora da região, Giselle Ribeiro.
Projeto EDUC – Fase II
O Projeto EDUC - fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.
Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses serão atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto atuará nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, o projeto está realizando um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.
Também estão previstas ações integradas com cursos para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e educação socioambiental, visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos - como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. As ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/HYPERLINK "http://facebook.com/projetoeducoficial"projetoeducoficial e instagram.com/projetoeducoficial.