Saúde | 29 de janeiro de 2021 - 19:00

Saiba porque pedalar vai fazer bem para você

Saiba porque pedalar vai fazer bem para você

Uma nova onda surgiu durante a pandemia entre os brasileiros: pedalar. É o que comprovam os dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). As vendas aumentaram nada menos do que 118%, entre junho e julho do ano passado. Os dados são comparados com o mesmo período de 2019. As bikes foram escolhidas como um transporte alternativo por muitos cidadãos, já que com elas é possível evitar aglomerações.


Outro ponto positivo foi o fato de que como muitas pessoas começaram a ficar mais tempo em casa por conta do home office, pedalar se tornou uma alternativa para exercitar o corpo e espantar o sedentarismo. Mas será que essa moda vai continuar? Deveria! Você sabia que fazer do pedal uma rotina pode fazer muito bem para a sua saúde?


Além disso, existem diversos lugares onde é possível pedalar com qualidade na Baixada Fluminense. Conhecer e fazer parte de grupos de ciclistas também é uma excelente opção. Geralmente eles se reúnem de uma a duas vezes por semana para pedalar em grupo. Não é à toa que esses tipos de grupo estão crescendo cada vez mais, pois os benefícios são imensos. Veja:


Emagrecimento


Ao pedalar você acelera o seu metabolismo. O que isso quer dizer? A queima de calorias em seu corpo pode ser mais rápida. Com o metabolismo rápido, você evita o acúmulo de gordura no organismo. Sugestão: comece pedalando apenas trinta minutos por semana e você já irá começar a sentir a diferença.


Aos poucos vá aumentando a distância. Qual seu estilo de pedal? Se você busca velocidade e ao mesmo tempo andar em diversos tipos de terreno, bicicletas aro 29 são as mais indicadas para você. Caso prefira manobras ou correr menos na cidade o ideal é procurar outros tipos de bike, como a BMX ou Urbana.


Resistência Muscular


O ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha praticamente todos os grupos musculares do corpo. É inevitável que com o passar do tempo você adquira resistência muscular. Isso vale para o para os membros superiores, mas principalmente para os inferiores.


Felicidade


Prepare-se para liberar endorfina e serotonina, as famosas substâncias do prazer. A liberação dessas substâncias acontece com o exercício físico em si, mas agora junte a isso paisagens magníficas, pessoas especiais e momentos incríveis. Impossível alguém pedalar triste.


Aumento do fôlego


Você é daqueles que sobe uma escada de dois andares e já fica cansado? Logo isso será questão do passado. Pedalar exige muito oxigênio. Por conta disso sua respiração será colocada a prova. Com o tempo você terá cada vez mais fôlego para aguentar longas distâncias. Esse é mais um dos inúmeros benefícios de andar de bicicleta. Você não irá mais se preocupar caso o elevador quebre e tenha que subir vários degraus.


Não machuca as articulações


Você teve que parar de jogar futebol, tênis ou algum outro tipo de esporte por conta das suas articulações? O ciclismo é o esporte ideal para você. Isso porque o contato com chão não fica por conta das suas pernas e sim por conta da bicicleta. Com isso, o impacto é bem pequeno. Vale a pena tentar!


E aí, ainda ficou com alguma dúvida de que pedalar só vai te trazer benefícios? Lembre-se que o ideal é atrelar ao pedal uma boa alimentação e, se possível, outros tipos de exercício. Mas o importante mesmo, é apenas começar – ou continuar! Boa sorte!