Saúde | 16 de abril de 2021 - 23:14

Duque de Caxias começa a vacinar contra a influenza

Baixada Fácil
Duque de Caxias começa a vacinar contra a influenza

A partir desta segunda-feira (19/04) o município de Duque de Caxias começa a vacinação contra a gripe (influenza) para os grupos prioritários, segundo determinação do Ministério da Saúde. As vacinas chegaram ao município na quarta-feira (14) e foram distribuídas às unidades para a imunização dos trabalhadores da saúde que atuam na urgência e emergência dos hospitais. A primeira etapa da vacinação na cidade irá até o dia 11/05, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas.

Em seguida, no período de 11/05 a 08/06, será a vez do grupo formado por idosos acima de 60 anos e professores. Na terceira etapa, que acontece entre 09/06 e 09/07, o público-alvo da imunização são pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte público, militares das forças armadas, pessoas privadas de liberdade, trabalhadores do sistema prisional, entre outros.

Desta vez, os idosos não serão os primeiros a serem vacinados porque, além da gripe, o Brasil está realizando a vacinação contra a Covid-19, priorizando as pessoas de mais idade, por serem grupo de risco de agravamento da doença. A mudança serviu para que a aplicação das doses de gripe e Covid-19 não ocorram de maneira simultânea, já que deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas imunizações para garantir a eficácia das mesmas. Para quem estiver próximo de tomar a vacina contra a Covid-19, a orientação é tomar, adiar a vacina da gripe, e aguardar o prazo de 14 dias recomendados pelo Ministério da Saúde.

A expectativa da Prefeitura de Duque de Caxias é de que 315 mil pessoas sejam imunizadas contra a gripe até o final da campanha de vacinação.

Nesta primeira etapa (19/04 a 10/05), a vacinação contra a influenza ocorre nas seguintes unidades de saúde no município:

* CMSDC – Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias
(R. General Gurjão, s/nº – Centro)
* CRAESM – Centro de Referência de Atenção Especializada à Saúde da Mulher (Rua 25 de Agosto, 1 – Xerém)
* Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra (Av. Automóvel Clube, nº 275)
* UPH Campos Elíseos (Av. Actura, nº 333)
* UPH Imbariê (Rua Santa Catarina, s/n)
* UPH Saracuruna (Av. Presidente Roosevelt, s/nº)
* UPH Pilar (Rua Carlos Alvear, s/nº)
* UPH Xerém (Av. Nóbrega Ribeiro, s/nº)
* UPH Parque Equitativa (Av. Automóvel Clube, s/nº)

A partir da terça-feira, 20/04, a vacina estará disponível também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS):

* UBS José Camilo dos Santos (Av. Vicente Celestino, 615 – Jardim Primavera)
* UBS Sarapuí (Av. Pelotas, s/nº)
* UBS Alaíde Cunha (Rua Castro Alves, s/nº – Copacabana)
* UBS Dr. José de Freitas (Praça José de Jesus – Vila Operária)
* UBS Dr. Antônio Granja (Rua General Moreira Sampaio – Parque Fluminense)
* UBS Barão do Amapá (Rua Andreia, s/nº)