Cadastro no e-SUS está sendo atualizado por meio do CPF
Com o propósito de facilitar o atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços públicos de saúde, os cadastros dos usuários estão sendo realizados por meio do número do CPF do cidadão. Antes, para realizar o registro era necessário apresentar somente o cartão do SUS e, a partir dessa nova atualização com base na versão 3.2.21 do e-SUS APS (Atenção Primária de Saúde), será possível identificar o cidadão mediante o CPF.
O coordenador do e-SUS de Magé, Júlio Bezerra, explica que isso não significa que o cartão do SUS deixará de existir. “O CPF está sendo adicionado ao cadastro para ser utilizado para o atendimento, mas o cartão do SUS continua valendo. O próprio Ministério da Saúde também está realizando essa troca e inclusive, quando há nascimento nas maternidades, as crianças já saem com o CPF para facilitar na emissão do cartão nacional de saúde”, explica.
Júlio esclarece, ainda, que não há a necessidade dos usuários ficarem receosos quando forem abordados pelos Agentes Comunitários de Saúde. “Estamos seguindo a portaria do Ministério da Saúde e os agentes estão com dificuldades na hora de realizar o cadastro porque o usuário fica preocupado ao ter de fornecer o número do CPF. No entanto, é necessário que a população colabore e disponibilize o documento para que os dados sejam corretamente atualizados.”
Desta forma, a Secretaria Municipal de Magé está seguindo as orientações da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e recomenda que, na elaboração dos novos cadastros e atendimentos aos usuários, a preferência seja dada ao uso do CPF. E na visita domiciliar, o cidadão forneça o dado para ser adicionado ao seu cadastro no SUS.