Municípios | Duque de Caxias | 24 de maio de 2021 - 22:49

Profissionais da enfermagem são homenageados em Duque de Caxias

Baixada Fácil
Profissionais da enfermagem são homenageados em Duque de Caxias

Profissionais da Enfermagem foram agraciados com moção de aplausos no plenário Vilson Campos de Macedo, situado na Câmara Municipal de Duque de Caxias, na quinta-feira (20/05). A comenda foi oferecida pelos vereadores: Paulo Afonso (Republicanos), Alex da Juliana do Táxi (MDB) e Vitinho Grandão (SD), como forma de reconhecimento do trabalho dessa classe, que atua com responsabilidade e dedicação na área da saúde, principalmente no enfrentamento da Covid-19 e de outras enfermidades. O vereador, Nivan Almeida (PT), colaborou como mestre de cerimônia do evento. Os protocolos de segurança no combate ao coronavírus foram cumpridos.


A homenagem ocorreu durante a Semana da Enfermagem, que é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio. Dentro dessa celebração, é comemorado, no dia 12, o Dia Internacional da Enfermagem, e no dia 20, o Dia do técnico e auxiliar de Enfermagem.


O republicano, Paulo Afonso, que com muito esforço conseguiu se formar como técnico, e em seguida, se graduar em Enfermagem, e agora está prestes a se formar em Medicina, foi o presidente da sessão solene e também foi honrado com uma moção, oferecida pelo vereador Vitinho Grandão. “O Vitinho me pegou de surpresa! Eu não esperava. Afinal, estava homenageando meus colegas e ele também me homenageou. Emociono-me com facilidade e fiquei muito feliz, não como vereador que estou, mas sim como técnico e enfermeiro que sou”, disse.


Paulo também falou sobre a importância da entrega das moções para esses profissionais: “A valorização dessa categoria é muito importante, pois todos têm se doado muito. Não apenas na pandemia, mas ao longo da história, que tem mostrado a relevância do técnico de Enfermagem e do enfermeiro. Pretendo legislar não só em prol dos munícipes, mas também para os homens e mulheres dessa classe, que se dedicam dia e noite por amor a profissão”.


A Lei 2.564/2020 está às vésperas de ser julgada pelo Senado. Ela consiste em melhorar o piso salarial da categoria. Os vereadores duquecaxienses estão pedindo apoio a políticos da esfera Federal, para ajudar na aprovação desse benefício para os enfermeiros e técnicos, que durante a pandemia estão tão em evidência.


A diretora do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Coren/ RJ, Glaicy Kelly Bisaggio, prestigiou o evento compondo a mesa ao lado dos vereadores citados acima, e também da diretora do Departamento de Enfermagem da Prefeitura de Duque de Caxias, Elaine Paladini, da subsecretária de Gestão e Assuntos Institucionais, Elaine Diniz – que representou o secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Manoel, e do coordenador de Assuntos de Plenário, Dr. Amauri. A representante do Coren, também recebeu de Paulo Afonso uma moção, que simboliza o apoio da vereança do município ao PL que está tramitando em Brasília.


“Esse PL representa a valorização e o respeito pela Enfermagem, com a carga horária e um salário justo, pois atualmente para o enfermeiro ter uma vida digna, é preciso ter três empregos. A aprovação dessa lei será um reconhecimento em forma de remuneração e uma carga horária justa”, explicou Glaicy, avisando que o Coren apoia todas as lutas e que, juntamente com o vereador, Paulo Afonso, aspira em implantar em Duque de Caxias o projeto das 30 horas, com uma remuneração justa para os profissionais da Enfermagem que atuam na cidade”, disse a representante do Coren.


O vereador, Alex da Juliana do Táxi, que recentemente prestou homenagens a agentes da Polícia Militar, fez questão de homenagear também os profissionais da Enfermagem. “Queremos destacar o brilhante trabalho que a categoria está realizando no município. Como vereadores, temos que estar atentos ao entrar em uma unidade básica de saúde ou em um hospital de grande porte, e olhar a forma que os funcionários estão desenvolvendo seu trabalho. Valorizar aqueles que atuam com amor e carinho, enxergar que eles estão arriscando suas próprias vidas para salvar outras. Esse é o momento de valorizar os técnicos e enfermeiros, que são nossos heróis”, comentou o vereador do Táxi, que também fez um apelo, pedindo apoio aos deputados e senadores para a aprovação do PL que será julgado.


Anaara Bárbara Nazareth foi a enfermeira escolhida por Alex da Juliana para receber a honraria. Ela trabalha da USF do Parque Beira Mar, no 1º distrito, e falou da emoção que foi receber essa homenagem em meio ao combate da pandemia. “Estou muito feliz! Sabemos que a Enfermagem se destaca na pandemia e também em todos os outros momentos. Estamos na luta e torcendo para que o PL seja aprovado e nós vamos continuar trabalhando com amor, dedicação e tudo o que a gente sabe fazer”, diz a enfermeira.


O vereador, Vitinho Grandão, disse que o objetivo do evento é fazer com que os enfermeiros e técnicos se sintam incentivados, além de ser uma forma de demonstrar toda a gratidão por essa classe, que está na linha de frente da pandemia para ajudar a salvar vidas. “Essa homenagem é merecida, ainda mais por acontecer na Semana da Enfermagem. Estamos apoiando o PL e brigaremos pelos direitos da classe”, falou Vitinho, que além de contemplar essa categoria da área da saúde, também aproveitou o evento para homenagear o vereador Nivan, que além de professor, também se formou como técnico de enfermagem.


“Fiquei surpreso com a homenagem. Sou técnico de enfermagem desde 1974, não exerço a profissão, mas fiquei lisonjeado com a lembrança e também agradeço a oportunidade de homenagear tantos profissionais da saúde, em especial os enfermeiros e técnicos, que são pessoas que hoje ensinam a sociedade a ter um novo olhar sobre eles”, finalizou o veterano.