Municípios | Nova Iguaçu | 04 de janeiro de 2019 - 21:00

Procon autua três agências bancárias e três mercados na Baixada Fluminense

Baixada Fácil
Procon autua três agências bancárias e três mercados na Baixada Fluminense

O Procon Estadual realizou nesta sexta-feira (04/01) uma ação de fiscalização em estabelecimentos de Japeri e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Todas as três agências bancárias e os três supermercados fiscalizados foram autuados. Os supermercados foram vistoriados por solicitação do Ministério Público Estadual, enquanto os bancos foram a pedido da Câmara Municipal de Japeri. Os supermercados haviam sido vistoriados em ações anteriores do Procon-RJ. Estes mantiveram algumas das irregularidades encontradas e foram notificados novamente.  


Os bancos vistoriados se encontravamem Japeri. Asagências dos bancos Itaú (Rua Olivier Ramos de Oliveira, 01) e Caixa Econômica Federal (Estrada Santo Antônio, 385) não possuíam caixa eletrônico adaptado para deficientes e realizavam a autenticação de boleto em documento à parte. A Agencia da Caixa também não possuía o cartaz com o telefone e endereço do Procon. Já na agência do Bradesco (Rua Francisco Antônio Russo, lote 13) os fiscais constataram que o tempo de espera para atendimento era de 51 minutos. A agência também realizava a autenticação de boleto em documento à parte, contrariando a legislação.


Em Nova Iguaçu, as filiais dos supermercados Extra (Av. Nilo Peçanha, 197), Hiper Extra (Av. Tancredo Neves, 3424) e Inter (Av. Marechal Floriano Peixoto, 2422), apesar de terem sanado algumas irregularidades apontadas em vistorias anteriores, permaneciam com problemas estruturais em suas câmaras resfriadas. E ainda estava ausente o Certificado do Corpo de Bombeiros no Extra.


Os consumidores que encontrarem irregularidades em estabelecimentos comerciais localizados no estado do Rio de Janeiro podem realizar sua denúncia pelo Disque 151 ou registrar reclamações em nossos postos de atendimento ou pelo site de reclamações www.procononline.rj.gov.br, caso a empresa em questão já esteja lá cadastrada. Saiba onde encontrar o posto de atendimento mais próximo no site www.procon.rj.gov.br.


Balanço da Fiscalização


Autos de Infração


1 – Bradesco (Rua Francisco Antônio Russo, lote 13, quadra 5 – Engenheiro Pedreira): Autenticação de boleto realizada em documento apartado. Tempo de espera para atendimento de 51 minutos, ultrapassando o limite previsto na legislação.


2 – Caixa Econômica Federal (Estrada Santo Antônio, 385 – Engenheiro Pedreira): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação de boleto realizada em documento apartado. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.


3 – Itaú (Rua Olivier Ramos de Oliveira, 1 – Japeri): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação de boleto realizada em documento apartado.


Autos de Constatação


1 – Extra (Av. Nilo Peçanha, 197 – Nova Iguaçu): Em retorno, câmara resfriada continuava com pontos de ferrugem nas prateleiras, ausente o Certificado do Corpo de Bombeiros.


2 – Hiper Extra (Av. Tancredo Neves, 3424 – Nova Iguaçu): Em retorno, câmara congelada de carnes com pallets de madeira.


3 – Inter (Av. Marechal Floriano Peixoto, 2422 – Nova Iguaçu):  Em retorno, câmara congelada continuava com pontos de ferrugem.