Meio ambiente | 27 de janeiro de 2011 - 01:39

Prefeitura de Japeri lança projeto de Educação Ambiental

Baixada Fácil
Prefeitura de Japeri lança projeto de Educação Ambiental
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) da prefeitura de Japeri realizou nesta quarta-feira (26/01) o lançamento do projeto de educação ambiental de coleta seletiva de embalagens longa vida. O projeto foi apresentado a representantes de diversos setores da sociedade. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, no centro do distrito de Japeri.

Inicialmente o projeto piloto será implantado em 11 escolas municipais, duas escolas estaduais e duas associações de moradores. “Este ano vamos ter vários projetos de educação ambiental e reflorestamento. Este de coleta seletiva de embalagens é o primeiro. O objetivo é despertar em adultos e crianças a importância de preservar o meio ambiente. No início trabalharemos com estas unidades, mas todo parceiro será bem vindo”, explica a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Michele Oliveira.

Para a implantação do projeto a prefeitura firmou parceria com a empresa Recicoleta. O projeto também tem o apoio da Tetrapak e da Polyrio. Cada órgão será responsável por uma atividade. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente colocará os recipientes nos locais para coleta e fará o recolhimento das embalagens. A Polyrio fará a prensagem do material. Já as empresas Recicoleta e Tetrapak recolherão as embalagens já prensadas para recliclagem.

Paulo Ribeiro, coordenador de projetos da Recicoleta e consultor de gerenciamento de resíduos da Tetrapak, fez uma apresentação sobre as possibilidades de utilização do material reciclado. “As embalagens longa vida podem se transformar em material de escritório, vassouras e até telhas. São muitas utilidades. Mais importante que isso é a preservação do meio ambiente”, acrescenta Paulo.

A diretora da E.M. Ary Schiavo, Leila Verônica da Silva, elogiou a iniciativa. “Achei excelente a ideia. Nossa escola já possui projetos de educação ambiental, e este só vem a acrescentar. É muito importante que nossas crianças aprendam como preservar o meio ambiente. Sem contar que o material reciclado pode ser utilizado em vários materiais, que podem até serem vendidos para aumentar a renda”, disse Leila.

Também participaram da reunião membros do conselho de meio ambiente, presidentes de associações de moradores, comerciantes e diretores de escolas municipais, estaduais e particulares.