Cursos | 28 de maio de 2018 - 18:34

Faetec lança pós-graduação em Gestão Educacional Integrada

Baixada Fácil
Faetec lança pós-graduação em Gestão Educacional Integrada

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, lança pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional Integrada. A formação visa formar especialistas no âmbito da Administração, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional, para atuarem em unidades de Educação Básica e Ensino Superior em todo o Brasil. 


As inscrições são gratuitas e começam nesta terça-feira (29/05). As aulas serão ministradas no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) por profissionais da instituição e convidados de outros segmentos e unidades da Rede, altamente especializados e qualificados.


Para o presidente da Faetec, Miguel Badenes, trata-se de uma especialização que visa completar a formação de todos os licenciados, principalmente, em Pedagogia, cuja graduação não proporciona mais, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais em vigor, a habilitação em Administração, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional.


“O curso reúne quatro formações específicas em uma única habilitação e orienta sua Matriz Curricular no sentido de que elas não se separarem. A partir de uma proposta pedagógica de pós-graduação de ponta na rede pública estadual, o programa será referência para todo o país em matéria de Gestão Educacional e tornará o egresso apto ao trabalho técnico-pedagógico em instituições de ensino”,explica Badenes.


As inscrições devem ser realizadas na secretaria da unidade onde o curso será oferecido. O processo de seleção para ingresso pode ser consultado no site www.faetec.rj.gov.br, por meio do link: https://bit.ly/1PMd7iw. A pós-graduação em Gestão Educacional Integrada terá a duração de um ano e meio.


“É um orgulho para a Faetec poder desenvolver uma pós-graduação numa perspectiva integradora de ideias e práticas, tradição e inovação. Os profissionais serão preparados para superar desafios e limites, desenvolver perspectivas e potencialidades, além de atuar em espaços escolares, sistemas educacionais e instituições que envolvam saberes”, diz Artur de Morais, coordenador do curso.


Estrutura do curso Gestão Educacional Integrada


A primeira etapa do curso consiste no "Ciclo Básico", aliando as matérias consideradas de base para a compreensão e o desenvolvimento teórico-prático das atividades profissionais. No segundo e terceiro semestres, haverá o desdobrado dos temas no "Ciclo Profissional", organizado de modo a abordar a especificidade da Administração, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional.


“Assim, não há possibilidade de se cursar qualquer disciplina do “Ciclo Profissional” sem que todo o “Ciclo Básico” tenha sido completado, do mesmo modo que não é possível cursar a disciplina de estágio sem que as disciplinas do segundo semestre tenham sido concluídas com aprovação”, explica Artur de Morais.


O programa também vai abordar de forma cuidadosa e contemporânea a questão da Educação Especial.


“Além de se tratar de um grande desafio de cunho profissional, o curso aprofunda uma reflexão minuciosa em torno das teorias e práticas de inclusão, desenvolvendo estudos no sentido de orientar, reorientar, criar e recriar estratégias e táticas de Educação Especial, nas instituições escolares de Educação Básica e Superior, para proporcionar ao educando, com necessidades especiais, um atendimento educacional especializado cada vez melhor”, completa.