Cultura | 22 de março de 2024 - 19:58

Orquestra Sinfônica Brasileira abre inscrições para incubadora que capacita produtores culturais da Baixada

Baixada Fácil
Orquestra Sinfônica Brasileira abre inscrições para incubadora que capacita produtores culturais da Baixada

A Orquestra Sinfônica Brasileira anuncia a abertura de inscrições para mais uma edição da Incubadora Cultural Conexões Musicais, com 10 vagas para projetos culturais da Baixada Fluminense que desejem receber capacitação e mentoria durante seis meses, entre maio e novembro de 2024. A Incubadora é uma iniciativa do Conexões Musicais, programa de educação musical e responsabilidade social da Fundação OSB que desenvolve projetos de transformação social através da cultura em vários territórios pelo Brasil. As inscrições seguem abertas até 22 de abril pelo site www.conexoesmusicais.com.br, e a lista com os projetos selecionados será divulgada no dia 29 de abril no site e nas redes sociais da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Os empreendedores selecionados terão a oportunidade de melhorar suas práticas, aprender técnicas de elaboração de orçamento, captação de recursos em editais e leis de incentivo à cultura, entre outras atividades que os permitam se aperfeiçoar e aumentar seu impacto nos territórios em que atuam. Em 2023, os projetos culturais participantes da primeira edição da Incubadora encerraram a mentoria já inscritos em leis de incentivo à cultura e com apresentações de pitching a potenciais patrocinadores.

Voltada a projetos de cunho socioculturais dos municípios de Japeri, Paracambi, Nova Iguaçu, Queimados, Duque de Caxias e adjacências, no estado do Rio de Janeiro, a Incubadora Cultural Conexões Musicais conta com o patrocínio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em dez estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, na Baixada, a iniciativa também vai ampliar as suas atividades de ensino de música orquestral em polos da região, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.


A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Itaú - Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.