Cultura | 30 de abril de 2021 - 22:51

Dia da Baixada Fluminense é marcado por entregas de livros em Nova Iguaçu

Baixada Fácil
Dia da Baixada Fluminense é marcado por entregas de livros em Nova Iguaçu

Em celebração ao Dia da Baixada Fluminense (30/04), exemplares do livro Escritas Iguaçuanas – Publicações na Cidade Perfume foram entregues a bibliotecas de Nova Iguaçu durante o dia. A iniciativa foi da produtora cultural Claudina Olivêira, que lançou o livro digital em março.


A entrega dos livros foi realizada no varandão do Centro Social São Vicente (Patronato), com orientações de utilização correta de máscara e disponibilidade de álcool para todos, além dos demais protocolos de prevenção à Covid-19.


A obra, que faz uma homenagem às escritoras iguaçuanas, é o primeiro catálogo da Baixada Fluminense voltado para obras de mulheres, reunindo 70 escritoras de Nova Iguaçu que publicaram ou já foram publicadas em livros.


No catálogo, estão nomes como Lu Ain-Zaila, autora que traz para a cena literária o protagonismo negro, afrofuturismo, cyberfunk e ancestralidade; e Geise Gênesis, que escreve para o público infantil e adulto e transporta seus escritos poéticos para a fala, por meio do slam. 


A iniciativa de criar o catálogo é da produtora Claudina Olivêira que, desde 2007, divulga a produção literária da região por meio do projeto ´Autores e Livros da Baixada´ e, mais recentemente, pelo projeto ´Poéticas de Iguassú´, podcast em que apresenta biografias narradas de autores iguaçuanos. 


De acordo com Claudina, a ideia surgiu após identificar a pouca presença de obras de autoria feminina em eventos da região em sua própria catalogação para seus projetos. "Eu comecei a construir um acervo de livros de autores daqui, e percebi poucas obras de mulheres. Busquei ajuda para fazer um primeiro levantamento e descobri que ainda não havia uma lista referenciada com esse recorte de gênero", conta a produtora. 


A obra foi realizada por meio do Edital de Aquisição de Bens e Serviços da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, através da Lei Aldir Blanc, e está disponível para ser baixado gratuitamente no blog Autores e Livros da Baixada: http://livrosbaixadafluminenserj.blogspot.com/2021/03/escritas-iguacuanas-esta-disponivel-em.html