Cultura | 07 de dezembro de 2021 - 21:51

Cinema Nosso comemora lançamento de série própria em TV aberta

Baixada Fácil
Cinema Nosso comemora lançamento de série própria em TV aberta

O mundo discute sobre mudanças climáticas e melhorias para a qualidade de vida de todas as pessoas, os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - estão sendo abraçados por mais de 193 países. A educação socioambiental é um fator chave para a conscientização da sociedade brasileira. Com isso, o Cinema Nosso percorreu o país atrás de exemplos e inspiração de causas sociais e ambientais produzindo a série Futuro em Movimento que terá estreia no dia 8 de dezembro no canal Futura.


A série, que possui 26 episódios, cada um com duração de 10 a 15 minutos,  traz histórias de projetos culturais e ambientais através de personagens protagonistas do projeto ou beneficiados por eles. O primeiro episódio será sobre o Projeto Uçá — iniciativa da ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental —, que ajuda na preservação do caranguejo da espécie Bandeira, na atuação em pesquisa científica e na educação ambiental. “O manguezais, eles são o segundo ecossistemas mais produtivo do planeta até porque eles são berçários da vida. De 50% a 70% de todas as espécies comerciais dependem do mangue em algum estágio da vida, seja na fase larval, na fase juvenil ou na fase adulta para sobreviver. Só que além disso, de protegerem a linha de costa contra intempéries e serem esse ninho de diversidade, uma árvore de mangue sequestra cinco vezes mais carbono do que uma árvore de floresta continental e os manguezais ocupam apenas 0,7% de todas as florestas do planeta”, comenta Pedro Belga, fundador da Guardiões do Mar e coordenador do Projeto Uçá.


O Cinema Nosso também é um dos projetos que aparecem na série, já que há 20 anos conecta Juventudes, Educação e Audiovisual. A instituição sociocultural com sede na Lapa, no Rio de Janeiro, já impactou mais de 10 mil jovens periféricos dando a eles bagagem para sonhar e entrar no mercado audiovisual e de novas tecnologias. “Essa liberdade da construção do ensino-aprendizado a partir do lúdico e essa liberdade que a gente tem enquanto um projeto social parceiro da Escola, faz construirmos aos poucos competência para termos profissionais da áreas do audiovisual e da tecnologia mais interessantes e mais críticos sobre o mundo e com boas histórias para contar”, fala Mércia Britto, diretora do Cinema Nosso.


O Futuro em Movimento é uma conquista dupla para o Cinema Nosso por ser uma série em que sua equipe foi integrada por alunos que já passaram pela instituição e porque é a primeira série exibida na TV aberta. Futuro em Movimento é uma ação do projeto Cinema Nosso - Arte, Educação e Tecnologia, com o patrocínio da Petrobras, e será exibida toda quarta-feira às 20h35 no canal Futura e terá horários alternativos: quinta- feira, às 11h30 e sábado, às 9h30.


Sobre o Cinema Nosso


O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual a partir do filme Cidade de Deus. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o 11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a Metodologia premiada, Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , aliada ao movimento STEAM, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.