Japeri e Votorantim firmam parceria para desenvolvimento de escolinha de rugby
Em reunião na Votorantim Cimentos, em Seropédica, o prefeito de Japeri, Timor, confirmou a participação do município no Projeto de Escolinhas de rugby, que terá dois polos: Japeri e Seropédica. Na ocasião, ficou definido que 100 jovens, entre 8 e 18 anos, participarão das atividades. Segundo os coordenadores do projeto, a meta é atingir 140 alunos.
De acordo com o prefeito Timor, a parceria com a Votorantim Cimentos e com o Instituto Dagaz, trará benefícios principalmente na área social. “O rugby é uma modalidade olímpica e certamente através do esporte vamos avançar no social, transformando jovens carentes em futuros campeões”, disse Timor.
Segundo o gerente da Votorantim Cimentos, Frederick Peitano, os investimentos serão realizados através da lei de incentivo ao esporte. “Vamos criar dois polos. Um em Japeri, no bairro Nova Belém, e outro em Seropédica, com 50 alunos cada. O projeto está em andamento e terá o aval do Ministério do Esporte”, definiu Frederick.
O rugby é um esporte ainda pouco difundido no Brasil. Nascido na Inglaterra, conta a lenda que ele se originou mediante uma jogada irregular no futebol, onde um jogador do Colégio de rugby teria carregado a bola com as mãos até a linha de fundo adversária. Através dessa modalidade esportiva e o seu fomento com adolescentes e jovens de comunidades periféricas é possível desenvolver além das habilidades e competências necessárias a prática esportiva, valores que trazem consigo novas formas de ser e estar no mundo e em sociedade. O rugby contribui ainda para a desconstrução de padrões físicos reforçados em outros esportes (altura, peso...) e é um esporte fortemente praticado por mulheres.
Nenhum comentário