12 de novembro de 2019 - 23:07

Destaque no jiu-jitsu, queimadense Júlia Alves coleciona vitórias em 2019

Baixada Fácil

Destaque no jiu-jitsu, queimadense Júlia Alves coleciona vitórias em 2019

Sinônimo de persistência, Júlia Alves é a face da superação e do sucesso esportivo em Queimados. Com apenas 18 anos, a atleta de jiu-jitsu tem uma trajetória marcada por grandes vitórias sobre adversários. Faixa roxa e disputando competições pela categoria peso pena, a moça já conquistou o título de campeã mundial no World Pro dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi – evento que reúne grandes nomes do jiu-jitsu - e o Grand Slan do Rio de Janeiro este ano.  Só em 2019, a jovem participou de 13 campeonatos, dos quais venceu 12. Além disso, Júlia já carrega em sua bagagem mais de 70 medalhas alcançadas em diversas competições nacionais e internacionais.


Cercada por muito amor e pela constante ajuda de sua família, a jovem atleta nunca pensou que conquistaria grandes títulos. Após um início despretensioso no esporte, Júlia colhe diversos frutos na modalidade. No último dia 3 de novembro, ela alcançou o lugar mais alto do pódio no Abu Dhabi Grand Slam Rio de Janeiro. Foi o terceiro título da queimadense na competição. No início do ano, a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Juvenil, disputado na Califórnia, foi o principal na sua ainda curta carreira. A medalha de prata no Pan-americano de Jiu-Jitsu, disputado em Irvine, nos Estados Unidos, também vale destaque. A única frustração foi a perda do Campeonato Mundial, realizado pela IBJJF (Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu), também nos EUA. 


Moradora do bairro Santiago, a jovem iniciou sua trajetória no esporte com 13 anos. Júlia começou a praticar a modalidade em um projeto social em Queimados e, a partir daí, tomou gosto pelo tatame e, principalmente, pelas vitórias. “Sempre fui uma pessoa muito tímida e dentro dessa modalidade aprendi a ser mais ativa e comunicativa com as pessoas e a sempre buscar meu potencial. Com as competições, conheci gente de bem e profissionais competentes que me ajudam a prosseguir. Minha vida mudou após entrar no esporte. Sou mais disciplinada e consciente das coisas que faço. A sensação de vitória é insuperável e me motiva a me dedicar ainda mais”, conta a atleta.


Todo atleta tem aquele fã numero um. Segundo a jovem, sua mãe Maria Aparecida (39) é sua grande inspiração. “Sempre quando volto das competições, ela me surpreende com festejos. Ela é minha razão para prosseguir buscando meus objetivos, pois sei que através do esporte eu posso mudar a realidade da minha família. Quero muito ajudá-los. Quando vou às competições eu penso que isso precisa dar certo não só por mim, mas por eles também”, diz a jovem.


Outro incentivador de sua carreira é o secretário de Esporte e Lazer de Queimados, Júlio Coimbra. Para o gestor, é importante incentivar nos jovens na prática esportiva. “Admiro muito o potencial dessa menina que é uma atleta promissora. Por isso, o poder público vem investindo em crianças e jovens que possuem grandes potenciais no mundo do esporte e isso é um dever meu tanto como pessoa que acredita na transformação social, como gestor dessa pasta”, comentou.


Bagagem pronta


Júlia atualmente trabalha na Vila Olímpica de Queimados e, com seu salário, ajuda nas despesas de casa e nos custos com a carreira. Pronta para qualquer combate, o passaporte da menina já tem um destino certo em 2020: a atleta queimadense vai disputar mais uma vez o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Adulto e Pan-americano de Jiu-Jitsu, ambos realizados nos Estados Unidos. Para conquistar  este objetivo, a jovem está realizando dois sorteios, o primeiro é de um Kimono; já o segundo é uma personalização do Kimono da Europatches. “Esse dinheiro vai me ajudar a custear a minha estadia durante as competições. Mesmo assim, continuo treinando e nada vai me fazer desistir de conquistar o primeiro lugar no Pan-americano de Jiu-Jitsu”, frisou. 


 


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação