22 de março de 2021 - 22:19

As 5 maiores torcidas de futebol do Brasil

Baixada Fácil

As 5 maiores torcidas de futebol do Brasil

A paixão do torcedor pelo esporte se manifesta em diversos momentos. De quatro em quatro anos, cada pessoa torce pelo seu país na Copa do Mundo. No entanto, o amor pela modalidade não está restrito a apenas esse período.


Não podemos deixar de destacar aqueles que manifestam a sua paixão pelo clube e pelo dia a dia do futebol. Há muitos torcedores que fariam tudo para ver o seu time de perto pelos mais diferentes campeonatos, como o Brasileirão, Libertadores, Liga dos Campeões, entre outras competições relevantes.


1- Flamengo 42 milhões de torcedores


No topo do ranking digital dos clubes brasileiros, o Flamengo é o primeiro time a atingir 21 milhões de inscritos na somatória de todas as suas plataformas. Somente em setembro, o clube obteve mais de 96 mil novas curtidas em sua base. O rubro-negro também foi a equipe do TOP 10 com o avanço mais expressivo no Twitter, com 22 mil novos seguidores.


Com 42 milhões de torcedores, o Flamengo é a maior torcida do mundo. Realmente é uma nação. Trata-se de um dos clubes mais vitoriosos do país e do mundo. O rubro-negro conta com vários títulos do Campeonato Brasileiro e é o atual campeão da Libertadores da América. O Mengão também conquistou a competição continental em 1981.


Além disso, diversos ídolos vestiram a camisa rubro-negra e muitos deles defenderam a Seleção Brasileira. Entre eles estão o Zico, Júnior, Romário, Adriano, Júlio César etc.


O Flamengo conquistou o coração de torcedores em todo o país e é o líder da preferência em quase todas as regiões do país, com exceção apenas do Sudeste e do Sul.


2- O Corinthians 29,4 milhões de torcedores


O Corinthians é um dos clubes mais populares do Brasil e tem a segunda maior torcida do país. Com 24 milhões de torcedores, o clube paulista é o segundo mais popular do Brasil. Vale destacar também que o Timão, segundo o levantamento do Datafolha, tem a maior torcida na região Sudeste.


O Corinthians também tem uma história bastante vitoriosa. O clube conquistou sete vezes o Campeonato Brasileiro e foi campeão mundial e da Libertadores em 2012.


Vale destacar também que o alvinegro tem uma história muito rica e diversos ídolos passaram pelo clube, como o Casagrande, Marcelinho Carioca, Neto, Ronaldo, Sócrates, entre tantos outros.


3- O São Paulo 16,8 milhões de torcedores


Não é por acaso que o tricolor paulista está nessa lista, afinal de contas o São Paulo é um dos times mais vitoriosos do Brasil e do mundo. O clube conquistou 6 vezes o Brasileirão, ganhou 3 vezes a Libertadores e 3 vezes o Mundial. Com 15,3 milhões de torcedores, o São Paulo tem a terceira maior torcida do país. Diversos ídolos passaram pelo São Paulo. Entre eles estão o Rogério Ceni, Raí, Kaká, Müller, Careca, Telê Santana etc.



4- O Palmeiras 12,6 milhões de torcedores


O Palmeiras se aproxima em bater um importante marca e a ser o segundo clube a chegar em 1 milhão de inscritos no YouTube. De agosto para setembro foram mais de 40 mil inscrições para os palmeirenses na rede de vídeos, sendo a segunda equipe que mais se destacou no crescimento em volume nesta plataforma. O alviverde também figura no segundo lugar em crescimento geral em setembro, com a adição 116 mil novas curtidas em sua base geral.


5- O Grêmio 8,4 milhões de torcedores


O clube tem a maior torcida da região Sul, com 23% dos entrevistados respondendo serem gremistas, empatado tecnicamente com o número de torcedores do Internacional pela margem de erro de cinco pontos percentuais na pesquisa regional.[25] Seu quadro social, em junho de 2020, era formado por 85 mil contribuintes adimplentes.[26]


Seu estádio é a Arena, inaugurada em dezembro de 2012. Antes, o clube teve os estádios da Baixada (de 1904 a 1954) e Olímpico, inaugurado em 1954 e rebatizado em 1980 como Olímpico Monumental. O Grêmio possui dois centros de treinamento: o CT Hélio Dourado, localizado em Eldorado do Sul e utilizado pelas categorias de base, e o CT Luiz Carvalho, no qual o elenco profissional masculino treina. Além disso, o clube aluga, desde abril de 2018, o estádio Antônio Vieira Ramos para treinamentos e jogos do time feminino.


Também existem outros times que tem torcidas numerosas para nada despreciáveis:


Vasco da Gama com 8,4 milhões de torcedores e um dos times mais velhos do Brasil com quase 123 anos, patrocinado pelo casino NetBet. Cruzeiro, 8,4 milhões também, a maior torcida de Minas Gerais. Santos, 6,3 milhões, Internacional de POA com 6,3 milhões, Atlético MG com 4,2 milhões, Fluminense, Botafogo, Bahia, Sports, Ceará, Fortaleza, Santa Cruz e Vitória com 2,1 milhões aproximadamente.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação