25 de maio de 2018 - 21:08

Projeto EDUC oferece capacitação em liderança comunitária e abre seleção para agentes ambientais

Baixada Fácil

Projeto EDUC oferece capacitação em liderança comunitária e abre seleção para agentes ambientais

Após ampla seleção de jovens para composição do primeiro Ecoclube da Baixada Fluminense, o Projeto EDUC oferece duas novas oportunidades para moradores e entidades de Duque de Caxias que desejem aprender e multiplicar boas práticas em prol de suas comunidades. São elas: Oficinas de Formação para Lideranças Comunitárias e chamada pública para Agentes Ambientais. As inscrições são gratuitas e, para as oficinas, podem ser feitas até 29/05. O projeto é realizado pela ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


Para participar das Oficinas de Formação Continuada para Lideranças Comunitárias ou concorrer a uma das vagas de Agente Ambiental, os candidatos devem residir em uma das comunidades em que o Projeto EDUC atua: Vila Serafim, Centro de Campos Elíseos, Saraiva, Bom Retiro e Parque Marilândia. No entanto, tendo em vista o caráter democrático da ação, lideranças de todo o município de Duque de Caxias poderão se inscrever gratuitamente como ouvintes no curso de Formação para Lideranças.

Capacitação para projetos
Durante um ano, nos encontros semanais de duas horas, as lideranças serão inspiradas a serem agentes de suas histórias e também capacitadas para elaborar projetos. “Como geralmente ocorre em territórios abandonados pelo poder público, nessa região você tem uma proliferação de lideranças mobilizadas em busca de apoio e serviços básicos que são negados à população. A oficina que estamos propondo não vai ensinar, mas apenas organizar esses saberes e formar um fórum permanente onde essas lideranças conversem entre si e possam trocar as suas experiências. Pois juntos, eles são sempre mais fortes. Essa preparação possibilitará aos participantes buscarem apoios por meio de editais para as suas comunidades. E a partir daí, construir uma nova forma de governança”, explica Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar.


Para que melhor possam atuar, as lideranças – localizadas nas áreas de atuação do Projeto EDUC - concorrerão a dez Kits de Apoio à Sociedade Civil Organizada (Kasco), composto por: um computador, com uma impressora; um pendrive de 16 GB; uma mesa e uma cadeira para escritório; e um kit de tintas de reposição para impressora. “Como o principal objetivo das oficinas, via parceria com a Petrobras, é a qualificação de lideranças comunitárias e a disseminação de boas práticas, não há prova de seleção ou afim. A participação é voluntária, facultada a todos que tenham interesse em se qualificar para melhor representar as suas comunidades”, destaca Pedro Belga.


Atuação dos Agentes Ambientais Comunitários
Os jovens selecionados serão capacitados, monitorados e credenciados para promoverem ações de educação ambiental e replicarem o conhecimento adquirido, orientando os domicílios que se inscreverem no Programa de Coleta Seletiva Comunitária. Será paga uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 650,00 para os cinco candidatos classificados, durante o período de 12 meses da atividade, em uma jornada de cinco horas diárias, três dias por semana. Para se candidatar às vagas, os interessados devem ter idade entre 18 e 29 anos, já ter cursado ou estar cursando o quinto ano (antiga 4ª série) do ensino fundamental e residir em uma das cinco comunidades em que o Projeto EDUC atua.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas páginas do Facebook: 
www.facebook.com/projetoeducoficial/ ou www.facebook.com/guardioesdomar.  


Projeto EDUC
A ONG Guardiões do Mar atua na sistematização de diferentes modelos de intervenção social que contribuam para a redução das desigualdades sociais. O Projeto EDUC, realizado em parceria com Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, chega ao sexto mês de atuação em Duque de Caxias,  fomentando o protagonismo comunitário buscando articular o desenvolvimento de seus componentes econômico, social, ambiental e cultural de maneira integrada. De fevereiro a 30 de março, foram 1261 domicílios visitados para realização de um diagnóstico local, afim de entender as principais necessidades e anseios dos moradores dessas localidades - visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. Os interessados podem se inscrever nas oficinas e acompanhar todas as ações do projeto em facebook.com/projetoeducoficial



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação