Ator e diretor de Nova Iguaçu disponibiliza oficina on-line gratuita
Diante da dificuldade de acessos a materiais de estudos, cursos, palestras e formação universitária na área de teatro aos moradores da Baixada Fluminense, o Grupo Artesão Teatro, de Nova Iguaçu, vai abrir seu processo de pesquisa ao público a partir da próxima sexta-feira, pela oficina A pesquisa do ator vivo em cena.
Ministrada pelo professor, ator e diretor Jonyjarp Pontes, a oficina será disponibilizada gratuitamente no canal do grupo Artesão Teatro no YouTube, trabalhando a interpretação do ator e focando na criação do personagem, a partir de um aprofundamento na presença orgânica e potência vocal. Trazendo exercícios práticos e teóricos para que os alunos tenham consciência de sua própria voz e sensibilidade para conhecer e criar novas vozes para seus personagens. A elaboração da aula será baseada nas pesquisas de Stanislavski e fragmentos das pesquisas e experiências adquiridas ao longo da carreira do ator e diretor Jonyjarp Pontes, além de contar com o apoio de cenas de teatro, filmes e livros para facilitar o entendimento do público.
A pesquisa de Jony para a construção desse trabalho surge a partir de sua experiência no Instituto do Ator, com a diretora e mestra Celina Sodré e também da vivência com a própria pesquisa, como o retiro que fez com o ator Thomas Richard no Chile, em 2019. Na aula, Pontes poderá compartilhar com outros atores um pouco do que aprendeu em sua pesquisa acerca do Teatro Psicofísico. Jony também participa do Grupão Grotowski.
A oficina foi contemplada pelo edital de fomento à produção on-line de Nova Iguaçu, a partir da Lei Aldir Blanc.
Serviço:
Local: Canal do YouTube do Grupo Artesão Teatro (youtube.com/c/GrupoArtesaoTeatro)
Estreia: 26 de fevereiro, 18h
Mediador: Jonyjarp Pontes