11 de agosto de 2021 - 21:51

Sesc Curta! apresentará panorama da produção audiovisual da Baixada Fluminense

Baixada Fácil

Sesc Curta! apresentará panorama da produção audiovisual da Baixada Fluminense

O Sesc RJ realiza, de 12 a 29 de agosto, o Sesc Curta! Baixada, etapa regional do projeto que tem como objetivo exibir um panorama da produção audiovisual recente do estado do Rio de Janeiro e abrir uma janela para a difusão de curtas-metragens de realizadores locais. Na etapa Baixada Fluminense, além da exibição on-line de 14 curtas-metragens finalizados entre 2017 e 2020, o projeto contará com uma programação de atividades formativas gratuitas (debate, masterclass e oficina) que buscam contribuir para o aumento do repertório simbólico e o desenvolvimento de novos olhares do público, tanto espectadores como artistas. Os filmes estarão disponíveis em www.sesccurta.com.br a partir desta quinta-feira (12/08).


Na mesma data, às 20h, ocorre a mesa de abertura on-line e ao vivo com a participação dos curadores do projeto e Paulo China, realizador homenageado desta edição. Formado em produção de TV e Vídeo pela Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e Licenciatura em Cinema pela UFF, o artista foi conselheiro de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e atua desde 2001 no mercado audiovisual na direção de curtas-metragens premiados em festivais, edição de longas-metragens e ministração de oficinas em escolas.


Como diretor, seu filme de maior destaque é o premiado documentário Praça do Skate, a primeira pista da América Latina. Exibido pelo canal Cine Brasil TV, a obra conta a história de um dos berços do skate mundial. Situado em Nova Iguaçu, o local tem uma importância histórica para o esporte que, neste 2020, estreou nas Olimpíadas de Tóquio. Paulo China também colaborou em projetos para artistas como Gilberto Gil, Roberto Carlos, Celebrare, Banda Black Rio, Racionais MC´s, Baia, Tim Rescala, DJ Moby e Black Eyed Peas e para programas de TV como Humaitá Pra Peixe (Multishow), Tributo a Renato Russo (Multishow) e Estação Globo com Ivete Sangalo (TV Globo).


Oficina com Paulo China e encontro com realizadores


De 17 a 19/08, das 19h às 21h, Paulo China conduzirá a oficina “Cinema na palma da mão”. Realizada em plataforma on-line em três encontros, ela abordará a pré-produção, a produção e a pós-produção de curtas-metragens em celular. No dia 20/08, às 19h, artistas, produtores, cineclubistas, pesquisadores, espectadores e atores diversos do cinema e do audiovisual da Baixada Fluminense e do estado se reúnem em um encontro on-line. Mediada pelo Sesc RJ, a atividade será realizado em plataforma de vídeo, mediante inscrição, com o objetivo de promover um diálogo entre artistas e público a respeito da produção audiovisual no território, com a presença dos realizadores participantes do Sesc Curta! Baixada.


Masterclass com Jordana Berg


Já no dia 27/08, às 19h, o público poderá participar de uma masterclass com Jordana Berg, cineasta que comandou a montagem de dezenas de filmes de longa e curta-metragem, entre eles, vários títulos do cineasta Eduardo Coutinho. A atividade abordará a trajetória de Jordana Berg e a sua atuação no cinema brasileiro, apontando caminhos para uma reflexão sobre o documentário e suas inúmeras possibilidades narrativas. Logo na primeira parceria com Coutinho (Santo forte), Jordana recebeu o prêmio de melhor edição no Festival de Brasília (2000). Em 2011, conquistou o prêmio de melhor montagem no Festival do Rio pelo filme Marcelo Yuka, no caminho das setas, dirigido por Daniela Broitman e, em 2019, compôs a equipe de montadores do filme Democracia em vertigem, dirigido por Petra Costa e indicado ao Oscar de melhor documentário em 2020. 


Sesc Curta! Zona Norte


A etapa Zona Norte do Sesc Curta!, que apresentará um panorama da produção audiovisual dessa região da cidade do Rio, acontece entre 16 e 30 de setembro. Assim como a etapa Baixada, além da exibição dos filmes, haverá encontros e discussões sobre linguagem cinematográfica, sistemas de produção e relações políticas e estéticas com o território. Mais detalhes em www.sesccurta.com.br.


 


SERVIÇO:


Sesc Curta! Baixada


De 12 a 29 de agosto


12/8 – 20h – Mesa de abertura


Realizador Paulo China e curadores do Sesc Curta!


Instagram das unidades Duque de Caxias (@sescduquedecaxias), São João de Meriti (@sescsaojoao) e Nova Iguaçu (@sescnovaiguacu)


Classificação: Livre


17 a 19/8 – 19h às 21h - Oficina “Cinema na palma da mão”


Com Paulo China


Inscrições: https://bit.ly/OficinaCinemaNaPalmaDaMão


Classificação: 14 anos


20/8 – 19h às 21h – Encontro com realizadores da Baixada Fluminense


Inscrições: https://bit.ly/EncontroComRealizadoresDaBaixadaFluminense


Classificação: 16 anos


27/8 – 19h às 21h – Masterclass com Jordana Berg


Inscrições: https://bit.ly/MasterclassComJordanaBerg


Classificação: 16 anos


 


FILMES


SESSÃO BAIXADA 01


Classificação indicativa: 14 anos


Duração: 36 min


 


- NADA NOS PARA


Direção de Igor Goulart e Jerson Pita


20 min | 2019 | Livre


O filme conta a história da Infernizada Tricolor, maior grupo de torcedores do Duque de Caxias Futebol Clube, que disputa a série B1 do campeonato Carioca. A Infernizada é uma Barra Brava, o que os distingue de uma torcida comum. O documentário aborda a paixão e a mobilização dos torcedores que não medem esforços para estar presente e contribuir em uma grande festa organizada nas arquibancadas. Duque de Caxias/RJ.


 


- LUGARES ESQUECIDOS: SHANGRI-LA


Direção de Antônio Douglas


7 min | 2019 | Livre


O filme não só apresenta a realidade de inúmeros bairros de Belford Roxo como também marca o início dessa série que tem o objetivo de falar sobre as questões de saneamento básico. Duque de Caxias/RJ.


 


- MENTE ABERTA


Direção de Getúlio Ribeiro


9 min | 2019 | 14 anos


Após um término de relacionamento, homem confabula sozinho, no banho, sobre as razões em que foi abandonado. Nova Iguaçu/RJ.


 


SESSÃO BAIXADA 02


Classificação indicativa: 12 anos


Duração: 57 min


 


- CAMELÔS


Direção de Milena Manfredini


20 min | 2018 | Livre


Um percurso sensorial na cidade do Rio de Janeiro tendo os camelôs e artistas de rua como personagens dessa cartografia urbana na qual passado e tempo presente se atravessam. Nova Iguaçu/RJ.


 


- POR TRÁS DAS TINTAS


Direção de Alek Lean.


2 min | 2019 | Livre


Seus líderes se refugiam no Planeta Terra, onde a batalha do bem contra o mal continua. São João de Meriti/RJ.


 


- NOSSOS MORTOS TÊM VOZ


Direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa


29 min | 2017 | 12 anos


A narrativa do documentário é construída a partir do depoimento e do protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado da Baixada Fluminense. Tendo como ponto de partida esses casos, mas não se limitando à violência praticada, o documentário pretende trabalhar com as histórias atravessadas por essas perdas. Pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado através das polícias na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros. Nova Iguaçu/RJ.


 


- CARTAS DE ADEUS PARA O MEU AMOR


Direção de Thayná Mendes


6 min | 2019 | 12 anos


Curta-metragem musicado produzido por alunas e alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis. Filme inspirado na música “Cartas de adeus para o meu amor”, de Loba. Nilópolis/RJ.


 


SESSÃO BAIXADA 03


Classificação indicativa: Livre


Duração: 53 min


 


- A TERRA DAS MUITAS ÁGUAS


Direção de Catu Rizo


20 min | 2019 | Livre


Nina está se preparando para sua viagem para Mangaratiba com sua melhor amiga, Luana. Dias antes, começa a ter sonhos que fabulam sobre os rios de sua terra capazes de transformar sua percepção diante da vida. Nilópolis/RJ.


 


- CARTOGRAFIA DO MOF X


Direção de Lu Brasil


24 min | 2019 | Livre


Resultado do Projeto Cartograffias MoF etc, uma extensão da pesquisa de Mestrado realizada entre os anos de 2014 e 2016 na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF) pela pesquisadora Lu Brasil. Além da parte escrita, a pesquisa teve como resultado um curtadocumentário que narra a trajetória do MoF, como e quando ele se iniciou. Duque de Caxias/RJ.


 


- INFÂNCIA


Direção de Alexandre Ferreira, Antônio Douglas e Luiz Silfer.


9 min | 2019 | Livre


O documentário mostra a história de crianças de um bairro de Belford Roxo e suas relações com a comunidade, como vivem a sua infância e as suas expectativas quanto


ao futuro. Belford Roxo/RJ.


 


SESSÃO BAIXADA 04


Classificação indicativa: 12 anos


Duração: 57 min


 


- NEGUINHO


Direção de Marçal Vianna


20 min | 2019 | Livre


Jéssica tem pouco tempo para ser mãe. São nos bancos da Supervia – entre uma baldeação e outra – que ela cuida do seu filho Zeca. Jovem e negra, ela possui uma vida atribulada. Nada vem fácil para ela. Depois de muitas tentativas, Zeca consegue uma bolsa de estudos numa escola de classe média alta da Gávea, mas a felicidade momentânea vem cercada por momentos de desespero: Zeca já não é mais a criança feliz e comunicativa de antes. Jéssica recebe um veredicto da escola e o destino do menino está em suas mãos. Nova Iguaçu/RJ.


 


- AMÉLIE


Direção de Elizabeth Martins e Greyson Vargas


8 min | 2020 | Livre


Diante de um dilema pessoal, Isabel se vê obrigada a contar com o apoio de Ana que mesmo surpresa e insegura se esforça ao máximo para tentar ajudar a namorada. Nova Iguaçu/RJ.


 


- UM GRITO PARADO NO AR


Direção de Leonardo Souza.


20 min | 2020 | Livre


Neusa Santos Souza foi psicanalista e autora do livro “Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro em ascensão social”. O documentário resgata a memória e o legado de Neusa, e abre a discussão sobre a saúde mental da população negra. Nova Iguaçu/RJ.


 


- O VERBO


Direção de Natana Magalhães e Taís Lobo


9 min | 2019 | 12 anos


Fruto de uma parceria entre Natana Magalhães e Taís Lobo, o vídeo foi produzido no contexto da instalação “Margem”, do projeto A palavra líquida. São João de Meriti/RJ.


 


SESSÃO HOMENAGEM I - RETROSPECTIVA


Classificação indicativa: Livre


Duração: 81 min


 


- ALMA CRESPA


Direção de Paulo China e Rebecca Joviano


5 min | 2017 | Livre


Iza tinha um sonho. O sonho de ser reconhecida pela sua alma e não pela sua cor. Nova Iguaçu/RJ.


 


- PRAÇA DO SKATE, A PRIMEIRA PISTA DA AMÉRICA LATINA


Direção de Paulo China


45 min | 2013 | Livre


O filme conta a história da primeira pista de skate da América Latina. Localizada no centro da cidade de Nova Iguaçu, ela é um dos berços do skate brasileiro. O documentário reúne depoimentos de pioneiros do esporte, idealizadores da pista e responsáveis pela obra, realizada em plena ditadura militar. Nova Iguaçu/RJ.


 


- VOCÊ É AQUILO QUE REALIZA


Direção de Paulo China


8 min | 2018 | Livre


Em julho de 2017, Wilson Botter decidiu visitar todos os primos, alguns ele não via há 40 anos. Subiu na moto e por 18 dias rodou 5.200km, indo em 13 cidades para abraçar cada um deles. Nova Iguaçu/RJ.


 


- TERESA MADEIRA


Direção de Paulo China e Ariana Souto


16 min | 2019 | Livre


O documentário conta um pouco da trajetória de Teresa Madeira e sua “Academia de Música de Nova Iguaçu - Ballet Teresa Madeira”. A quarta academia de artes do país, pioneira na Baixada Fluminense, trouxe música, dança e oportunidades para um local assolado pela violência e pela pobreza. Nova Iguaçu/RJ.


 


- BOA NOITE NA LAPA


Direção de Paulo China e Douglas Gomes


7 min | 2016 | Livre


O cinema é uma arte essencialmente coletiva, principalmente na Lapa! Nova Iguaçu/RJ.


 


SESSÃO HOMENAGEM II -  VIDEOCLIPES


Classificação indicativa: 12 anos


Duração: 20 min


 


- TRABALHADOR


Direção de Paulo China e Tamur Aimara


5 min | 2016 | Livre


Videoclipe. Da Ghama e Serjão Loroza. A ideia desse clipe é chamar a atenção para a valorização do trabalhador brasileiro que tanto se sacrifica através do seu trabalho.


Nova Iguaçu/RJ.


 


- TERROR DO ESTADO


Direção de Paulo China.


5 min | 2019 | 12 anos


Videoclipe. Grupo de rap/poesia marginal. Queremos falar o que os olhos veem e o coração sente. Fundação dos Rappers_FDR. Nova Iguaçu/RJ.


 


- A VERDADE DÓI


Direção de Paulo China


4 min | 2019 | Livre


Videoclipe. Marrone. Nova Iguaçu/RJ.


 


- LOOK TO LAPA


Direção de Paulo China


6 min | 2021 | 12 anos


Videoclipe. Shackal. Você sabe o que está por vir em 2040? Nova Iguaçu/RJ.


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação