Projeto financia curta-metragens de jovens da periferia
Ainda dá tempo de cineastas, roteiristas e produtores de favelas do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense se inscreverem na 2ª edição do Coalizões Audiovisuais. Ter em mente uma ideia ligada ao universo audiovisual é o primeiro passo. O projeto premiará três ideias de curtas com R$18 mil cada para que elas possam ser produzidas. As inscrições se encerram neste domingo (30), às 23h59.
Este ano, o intuito da iniciativa, que nasceu da urgência de fomentar financeiramente as produções audiovisuais periféricas, é premiar três propostas de curtas-metragens. Além do prêmio em dinheiro, o Coalizões Audiovisuais irá capacitar profissionais dos curtas contemplados: os integrantes das equipes de laboratórios formativos com especialistas renomados em diversas áreas do audiovisual, como: roteiro, direção, produção, fotografia, som, montagem, pós-produção e circulação/distribuição.
Após a repercussão positiva da última edição, a idealizadora e diretora artística, Lia Bahia, destaca a importância desta continuidade. “O Programa Coalizões tem como objetivo dar visibilidade para realizadores e realizadoras de territórios periféricos através de encontros e trocas. Sabemos que estas produções são cada vez mais abundante e potente, apesar de ainda encontrar pouco espaço em festivais e nas políticas públicas. Queremos, nesta edição, estimular, valorizar e fomentar essas narrativas, imaginários e modelos de produção”, ressaltou.
Criatividade, inovação e profissionalização são palavras de ordem para esta proposta que preza por obras inéditas ou originais de ficção ou documentário com temática livre.
Para participar, a pessoa candidata deve ser maior de 18 anos, não ter dirigido, roteirizado ou produzido longa-metragem, obra seriada e/ou mais de três curtas-metragens e ser residente de favelas da cidade do Rio de Janeiro, Niterói ou da Baixada Fluminense.
As inscrições podem ser feitas por formulário simplificado até o dia 30 de julho de 2023 por meio do link: coalizoesaudiovisuais.com.br.
O Coalizões Audiovisuais é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Ancar Ivanhoe por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Também é patrocinado pelo Ministério da Cultura, com apoio do Grupo Card através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é realizado pela Baluarte Cultura.