15 de dezembro de 2020 - 19:12

Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi debate transgêneros textuais e outras realidades históricas

Baixada Fácil

Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi debate transgêneros textuais e outras realidades históricas

A sexta edição do Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi realiza entre os dias 16 e 18 de dezembro uma série de três lives com os pesquisadores e dramaturgos Sol Miranda, Márcia Zanelatto e Manoel Silvestre Friques. Com mediação do dramaturgo e curador do núcleo, Diogo Liberano, as conversas vão ampliar as discussões do único núcleo de dramaturgia ativo do Rio de Janeiro.


Em 2020, o trabalho do grupo foi adaptado ao formato on-line e 16 alunos pesquisaram e dissecaram diversas dramaturgias com o objetivo de produzir textos inéditos e dar forma a leituras dramatizadas, performances, três publicações e uma peça teatral a ser montada pelos teatros Firjan Sesi.


Segundo Liberano, o bate-papo será pautado por uma pergunta central para cada encontro. Na quarta-feira,16, aconversa “De que modo uma dramaturgia... escreve histórias diferentes da nossa realidade histórica?” acontece com a atriz e pesquisadora, Sol Miranda. Já na quinta-feira,17, adramaturga e escritora, Márcia Zanelatto fala sobre “De que modo uma dramaturgia se relaciona com gêneros e transgêneros textuais”. Por fim, na sexta, dia 18, o  professor do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ,  Manoel Silvetre Friques, aborda “De que modo uma dramaturgia trabalha as relações entre conteúdo e formas textuais.”


Conforme a analista cultural da Firjan Sesi, Julia da Costa Santos, o projeto estimula a invenção e descoberta de novos paradigmas para a criação de dramaturgias que expressem diferentes visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas. “Além de ser um espaço de experimentação e formação cultural, o núcleo de dramaturgia Firjan Sesi está comprometido com a evolução, aprendizado e crescimento artístico e pessoal desses alunos. Nossa intenção é fazer com que entendam e reflitam sobre o processo de criação, democratizando o acesso e a formação em artes e cultura.”



Sobre o Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi


O Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi tem por objetivo formar uma rede de novos autores de teatro no estado do Rio de Janeiro. Desde a primeira edição, 75 dramaturgos já foram formados. Conforme Diogo Liberano, o núcleo é aberto para interessados na escrita, com ou sem experiência em dramaturgia, e envolve um programa de estudo e criação com teoria e prática. As atividades são leitura de textos filosóficos e dramaturgias clássicas, discussões, exercícios individuais e coletivos, além de encontros presenciais com artistas profissionais da cena contemporânea.


O projeto já marcou participação em Curitiba na Mostra de Dramaturgia do Núcleo de Dramaturgia Sesi PR e participação no projeto DramaturgiaS – Primeiro Encontro dos Núcleos de Dramaturgias dos Sesi (RJ, SP e PR), que compôs a programação do Festival de Teatro de Curitiba ( o maior e mais importante festival de teatro no país).  Em dezembro de 2017, também foi lançada a Semana do Núcleo de Dramaturgia Sesi, um dos pontos altos do projeto até então, com de intensa programação com leitura de textos e bate-papos com especialistas da área.


SERVIÇO:


Encontro Virtual Núcleo de Dramaturgia

Período:
Dia, 16, às 16h: De que modo uma dramaturgia... escreve histórias diferentes da nossa realidade histórica? Com Diogo Liberano e Sol Miranda.


Dia 17, às 16h: De que modo uma dramaturgia... se relaciona com gêneros e transgêneros textuais? Com Diogo Liberano e Marcia Zanelatto.


Dia 18, às 16h: De que modo uma dramaturgia... trabalha as relações entre conteúdo e forma textuais? Diogo Liberano e Manoel Silvestre Friques


Local:  
Instagram @firjansesicultura


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação