15 de janeiro de 2021 - 22:58

Movimentos da cultura de Nova Iguaçu recebem recursos da Lei Aldir Blanc

Baixada Fácil

Movimentos da cultura de Nova Iguaçu recebem recursos da Lei Aldir Blanc

Na tarde desta quarta, dia 13 de janeiro, Thauan Mendes e Emanoelle Cavalcanti representando a ComCausa se encontraram com o secretário de Cultura Marcos Monteiro, e o subsecretário Rogério Rocha, a fim de conversar sobre o investimento da prefeitura de Nova Iguaçu para os grupos culturais através da Lei Aldir Blanc.


No final de 2020, aprefeitura de Nova Iguaçu abriu diversos editais com base no recurso de 5 milhões de reais repassados ao município através da Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020 - denominada Lei Aldir Blanc -, que foi criada com o intuito de garantir uma renda emergencial para trabalhadores da cultura e manutenção de espaços culturais durante o período de pandemia do Covid‐19.


Aproximadamente 400 iniciativas culturais da cidade foram contempladas. Os editais destinaram recursos como o Prêmio Cordelista Jota Rodrigues, passando por fomento à produção de conteúdo on-line, aquisição de bens e produção cultural, até apoio para manutenção de espaços e instituições.


Os repasses financeiros foram realizados no fim de dezembro. Agora, os grupos terão os primeiro meses de 2021 para retomarem suas atividades como contrapartida do apoio.


“Sabemos que boa parte dos recursos foram para cobrir questões financeiras provocadas pela restrição das atividades culturas durante a pandemia” – afirma Rogério Rocha – “Agora temos a perspectiva da retomada das atividades culturais na cidade”.


ComCausa divulgará iniciativas


Na reunião na secretaria de Cultura, a ComCausa se colocou à disposição para divulgar os grupos contemplados e, posteriormente, suas atividades.


“Acreditamos que a promoção da cultura é a melhor maneira de consolidação dos direitos humanos” – diz Thauan Mendes – “Vamos nos empenhar em colaborar na promoção de tantas iniciativas boas que acontecem em Nova Iguaçu”.


Com um nova sede institucional e o estabelecimento de novas parcerias, a ComCausa está compondo uma nova equipe e relampejando novas formas de atuação.


“A ComCausa está reestruturando um novo espaço na Baixada e ampliando seus canais de comunicação e articulação na região”, diz Emanoelle Cavalcanti, - “Nada melhor que nos juntarmos a tantos grupos nesta retomada”.


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação