22 de junho de 2021 - 20:46

Márcia Guzzo lança videoclipe com história sobre relações tóxicas e empoderamento feminino

Baixada Fácil

Márcia Guzzo lança videoclipe com história sobre relações tóxicas e empoderamento feminino

Uma mulher numa jornada noturna pela cidade do Rio de Janeiro à procura de sentimentos, respostas e de si mesma. É com essa história de desilusões, de desencontros e de amores turbulentos, com um quê proposital de dramalhão, que a cantora carioca Márcia Guzzo lança seu novo videoclipe, Outro Bar, já disponível no YouTube da artista (youtube.com/marciaguzzo). 


O clipe é o segundo do EP autoral Udayara, lançado em março, com produção musical de Kassin. No EP, Márcia faz um mergulho na black music, trazendo influências do R&B e do POP, alinhadas a diversos outros ritmos populares nacionais, além de sintetizadores que dão um tom moderno e dançante ao trabalho. A direção de Outro Bar é de Márcio Graffiti, o roteiro é da ativista indígena Renata Tupinambá e o clipe foi gravado no Centro do Rio de Janeiro, nos karaokês da Feira de São Cristóvão e no Gato Negro Pub, em São João de Meriti, Baixada Fluminense. 


O videoclipe teve pré-estreia na mostra Cultura na Periferia, Como Vamos?, organizada pela Agência de Notícias das Favelas.


Em Outro Bar, Márcia Guzzo quis trazer um pouco da história que a inspirou a compor a canção em parceria com o amigo Mig Martins, cantor e compositor carioca conhecido por sua participação no grupo Noites do Norte. A cantora conta que, certo dia, estava no Tem Tudo, conhecido reduto comercial de Madureira, na Zona Norte do Rio, quando viu uma cena que a deixou reflexiva: um casal, ambos bêbados, brigando e discutindo por ciúmes.


“Eles estavam gritando, com muita violência verbal, uma discussão intensa. Ambos estavam bêbados e ele bradava que ela tinha que parar de beber quando, na verdade, ele também estava completamente embriagado. Essa mulher que vi nessa cena, dentro desse relacionamento tóxico, estava totalmente minimizada por aquele homem e parecia perdida, tinha um olhar triste, quase trágico”, explica Márcia.


Essa mulher foi a inspiração para a personagem do videoclipe que, perdida na noite carioca, segue numa jornada noturna à procura de respostas, até que encontra um bar de karaokê e depois, uma cantora em outro bar. Ambas as personagens são interpretadas por Márcia no clipe.


“Como aquela mulher que vi no Tem Tudo, ela está completamente sozinha, desorientada, em busca de um alento. Então, ela vê nessa cantora uma oportunidade de sair daquela bad, daquele momento ruim. Ela se reconhece na personalidade desta outra mulher e na letra das músicas que ela canta e isso a faz entender um pouco de si mesma”, conta Márcia.


A ambientação noturna das imagens traz um clima que tem tudo a ver com a mistura de sonoridades da faixa, um mix de brega e blues, quase um bolero moderno e dançante. Os sintetizadores da faixa são de Lux Ferreira e a bateria de Caio Oica.


“Quando eu apresentei a composição para o Kassin, ele trouxe a canção Rehab da Amy Winehouse e buscou essa pegada dramática porém debochada como referência para Outro Bar”, explica Márcia, que também canta um trecho da letra em espanhol.


Residindo temporariamente na Cidade do México, a cantora quis trazer a referência dos dramalhões e também compartilhar um pouco do seu conhecimento musical latino-americano, pois também já morou na Colômbia e conhece bem a proximidade da música latina com a brasileira.


“É a minha primeira experiência cantando uma composição minha em espanhol. Eu já cantei em espanhol quando morei na Colômbia, mas nunca tinha cantado algo meu. Sou estudiosa dessa conexão que existe entre a nossa música e os ritmos da costa latino-americana. Quis trazer um pouco dessa mescla de sonoridades”, relata.


Para Márcia Guzzo, Outro Bar é um videoclipe que aborda relações tóxicas, o amor platônico, mas também o empoderamento feminino.


“Fala de como uma mulher pode, sim, se colocar num lugar de importância, mas antes ela passa por essa jornada de busca e de autoconhecimento”, conclui.



Sobre Márcia Guzzo


Márcia Guzzo é cantora, compositora e musicista carioca. Desde criança envolvida com estudos musicais, Márcia cursou canto na conceituada Villa Lobos e estudou na Escola de Choro, ambas no RJ. Sua carreira começou como vocalista de bandas de ritmos populares, se apresentando em tradicionais casas cariocas como o Democráticos e o Rio Scenarium. Em 2014, a artista assumiu seu trabalho autoral, lançando suas primeiras composições no álbum Leve, de 11 faixas, que contou com as participações de Elba Ramalho e de Dona Ivone Lara, em sua última música gravada em vida. As canções de Leve estiveram em vários festivais e Márcia também apresentou o show no CCJF e no Theatro Municipal de Niterói. A artista ainda é criadora do projeto infantil Som Baby, é fundadora do Coletivo Marinês Unidas e atualmente realiza projetos na MS_GUZZO com produções artísticas que exaltam a cultura da mulher periférica. 



FICHA TÉCNICA:


Videoclipe Outro Bar
Direção, captação, edição e fotos: Márcio Graffiti
Roteiro: Renata Tupinambá
Produção Executiva: Márcia Guzzo
Assistente de produção: Eduardo Oliveira
Assessoria de imprensa: Prisma Colab
Redes sociais: We Like Digital
Design: Nath Moraes


 

FICHA TÉCNICA:


Música Outro Bar
Produção fonográfica, produção executiva e intérprete: Márcia Guzzo
Composição: Márcia Guzzo e Mig Martins
Produção musical, guitarra, baixo e mixagem: Kassin
Sintetizadores: Lux Ferreira
Bateria: Caio Oica
Masterização: Ricardo Garcia


SIGA MÁRCIA GUZZO:


Instagram: https://www.instagram.com/marciaguzzomusic/ 
Facebook: https://www.facebook.com/marcia.guzzo 
YouTube: https://youtube.com/marciaguzzo 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação