18 de março de 2021 - 22:16

Centro de Pesquisa do Ator oferece videoaulas gratuitas de teatro

Baixada Fácil

Centro de Pesquisa do Ator oferece videoaulas gratuitas de teatro

O Centro de Pesquisa do Ator oferece videoaulas abertas e gratuitas de teatro a partir deste sábado (20/03). De Édipo à Antígona são as duas vídeoaulas que falam sobre a metodologia de trabalho da Cia e a obra grega Édipo Rei, fonte de pesquisa da nova montagem teatral do grupo, com direção de Jonyjarp Pontes. 


O encontro virtual é aberto ao público e a primeira aula ocorrerá às 18h no canal do Youtube do CPA. Cada aula dura, em média, 45 minutos e são divididas em dois momentos. O segundo encontro será no sábado seguinte (27/03), também às 18h. O módulo é voltado para pessoas a partir de 16 anos e não é preciso ter experiência prévia na área.


O projeto foi contemplado no edital de Fomento à Produção e Aquisição de Bens e Serviços da Prefeitura de Nova Iguaçu, via Lei Aldir Blanc. A Cia aposta na nova ação audiovisual para entreter os espectadores em situação de isolamento com programação on-line, acessível e gratuita.


Ao longo dos vídeos, o diretor fala sobre as fontes de pesquisa e metodologia adotadas na preparação dos atores, além de falar também sobre o clássico da tragédia grega Édipo Rei, na versão de Menelaos Stephanides. Os atores do grupo (Anderson Francisco, Bárbara Martins, Clara Hernandes, Emanuel Cecchetto, Layra Guimarães, Jon Nonato e Marcos Davi) trabalham cada um com dois personagens, contando para o público seus processos de criação, pesquisas e o momento da caracterização para as cenas. Ao final do depoimento dos atores é apresentada uma cena de cada personagem reproduzindo as características dos ensaios como: presença de palco, intensidade vocal, voz, e potencialidade das canções.


O encerramento deste ciclo fica por conta da live que ocorrerá no dia 03 de abril, no perfil do Instagram do CPA (@cpateatro), além do sorteio de 10 exemplares da obra ÉDIPO, do autor Menelaos Stephanides. Para participar do sorteio é preciso se inscrever no canal da Cia, seguir o perfil no Instagram e marcar três amigos no post do sorteio. 


O projeto “De Édipo à Antígona' é uma iniciativa com patrocínio do Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e Fenig. 


O Centro de Pesquisa do Ator, criado em Nova Iguaçu, é um coletivo teatral com foco no desenvolvimento de treinamento para atores. Os participantes experimentam metodologias como um contínuo processo de autodescoberta da mente e do corpo, entendendo como estes se relacionam, falam e são juntos. Os atores e atrizes, sob a direção de Jonyjarp Pontes, pesquisam e praticam na sala de treinamento as potencialidades das ações psicofísicas no teatro e têm como referências mestres como Stanislávisk e Grotowski. O coletivo é composto por Anderson Francisco, Bárbara Martins, Clara Hernandes, Dayane Candido, Emanuel Cecchetto, Jon Nonato, Jonyjarp Pontes, Layra Guimarães e Marcos Davi Silva. Os ensaios presenciais foram interrompidos por conta da pandemia de Covid-19, porém os encontros seguem acontecendo de forma virtual todos os sábados, das 14h30 às 16h30.


Os vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube do Centro de Pesquisa do Ator:
https://www.youtube.com/channel/UCd3triukYUe_XLeMaEtDXJQ/featured 


20/03 – 1º videoaula


27/03 – 2º videoaula


03/04 – Sorteio dos livros ÉDIPO de Menelaos Stephanides


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação