27 de janeiro de 2011 - 23:39

Batalha de Rua em Caxias vai ter atração internacional

Josué Cardoso

Duque de Caxias vai virar a capital do hip-hop no próximo final de semana. A cidade vai abrigar o evento DC King 2011 - Batalha de Breaking/Hip-Hop, que será aberto sábado (29), às 17 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador. A apresentação ficará por conta de Fera e Maluquinho e o destaque do evento, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e o grupo Urbanus, da Baixada Fluminense, será o dinamarquês B. Boy Blankaroc, além representantes de estados como São Paulo (B. Boys F5, Luan e Shibata) e Rio Grande do Sul (B. Boy Fernandinho). Todos formarão o juri que vai escolher o grupo vencedor da batalha, segundo informou Diego Tecnykko, organizador do evento ao lado de Paulo PH. Ambos, juntos, somam quase duas décadas de dança na cultura hip-hop. Haverá também aulas de dança hip-hop, debates e troca de informações.

O evento, no dia 29, vai utilizar o palco “boca para fora”, voltado para o público externo e, no dia 30, será no palco interno do Teatro Municipal Raul Cortez. O evento é gratuito e o prêmio para o grupo vencedor será de R$ 2.000,00. No local será montada uma rampa de skate semi-profissional e cestas móveis de basquete. Serão 16 grupos concorrentes, vindos de outros cidades da Baixada, da zona norte do Rio, Petrópolis e de outros estados, como Belém, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Esta é a primeira vez que a Baixada Fluminense sedia um grande evento de rua voltado para o público jovem. Para o Secretário de Cultura e Turismo Gutemberg Cardoso, o município se destaca historicamente pelos movimentos populares. “O evento é fruto das manifestações artísticas e populares dos jovens de nossa cidade, que buscam através da arte, um encontro com a consciência étnica e a cidadania”, assinalou o sociólogo.

Diego explica que o primeiro grupo de dança de rua criado em Duque de Caxias foi em 1992, o que estimulou a criação de muitos outros. Por volta de 1998 já eram cerca de oito grupos, quando nasceu o Urbanos. “O grupo veio para agregar e desenvolver a qualidade profissional dos dançarinos de rua”, assinalou PH. Segundo ele, o primeiro evento Freestyle, de caráter regional, aconteceu em Duque de Caxias em 2002. Hoje, segundo Diego, o município abriga cerca de 10 grupos profissionais do total de 20 existentes na Baixada, abrangendo um universo de cerca de 2.000 pessoas, na faixa etária média de 10 a 25 anos.

PROGRAMAÇÃO
Dia 29: (sábado, área externa do Centro Cultural): 17h, abertura; 18h, Workshop com o dinamarquês B. Boy Blankaroc, seguido de apresentação do DJ convidado Nino Red Bull, performance de Mestres de Cerimônia, Batalhas Mirins, artistas convidados e Cypher;

Dia 30: (domingo, no Teatro Municipal Raul Cortez): 9h30, Batalha de Hip-hop Freestyle dupla x dupla, Crew x Crew, com encerramento das competições e premiação. O encerramento do evento está previsto para as 23h.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro