Uso de lentes de contato requer rotina de cuidados
As lentes de contato estão ganhando cada vez mais adeptos. Seja para a correção de problemas na visão ou por razões estéticas, elas proporcionam praticidade, qualidade de vida e autoestima. No entanto, o uso indiscriminado deste material tem preocupado os especialistas. A manutenção, o manuseio adequado e o acompanhamento pelo oftalmologista são imprescindíveis para prevenir complicações oculares graves, que podem ser ocasionadas pela má utilização das lentes.
O uso inadequado de lentes de contato pode provocar diversos danos à visão, como úlcera de córnea, conjuntivite alérgica, irritação ocular e até mesmo cegueira.
No entanto, quando utilizadas corretamente, com a devida indicação e adaptação acompanhada pelo oftalmologista, as lentes de contato são uma excelente alternativa, e podem ser usadas, inclusive, por crianças.
Antes de começar a usar lentes de contato, seja para fins estéticos ou para corrigir problemas na visão, a pessoa deve procurar um oftalmologista, que fará avaliações e indicará o tipo de lente mais adequado para o paciente, além de fornecer as orientações necessárias. É importante lembrar que nem todos estão aptos a usar lentes. Doenças na córnea, inflamações ou irritações são fatores que impedem o uso deste material. Durante o período de utilização das lentes, também é imprescindível fazer o acompanhamento com o especialista.
Outra orientação é em relação à substituição dos óculos pelas lentes. É importante alertar que a receita de óculos não é a mesma para lentes de contato. A indicação das lentes requer consultas e exames específicos para este fim.
Aproveito para listar, abaixo, algumas orientações gerais sobre o uso e manutenção adequada das lentes de contatos:
-Para evitar riscos à saúde ocular com o uso de lentes de contato, nunca deixe de fazer o acompanhamento com o seu oftalmologista;
-Não use soro fisiológico, nem água boricada, para limpar as lentes. Estas substâncias não limpam, nem retiram os depósitos de gordura das lentes, podendo, inclusive, contaminá-las ou causa reações tóxicas.
-Para a limpeza, utilize somente a solução multiuso indicada pelo fabricante. As lentes devem ser limpas todos os dias, após o uso. Não use água da torneira para essa limpeza;
-Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes;
-Troque seu estojo de lentes, no mínimo, a cada três meses, e o limpe semanalmente;
-Resíduos de cosméticos, sabão e nicotina, entre outras substâncias, podem contaminar e danificar as suas lentes;
-Ao fazer uso de maquiagem, coloque as lentes primeiro;
-As lentes coloridas para fins estéticos possuem as mesmas contraindicações e recomendações das lentes não coloridas;
-Nunca use as lentes de contato além do período recomendado pelo seu médico;
-Ao sentir irritação, dor ou qualquer outro sintoma ocular durante o período de utilização das lentes, procure imediatamente o seu oftalmologista.
- Cidadania
- Colunistas
- A Arte da Desmistura
- Baixada Prosa & Verso
- Conversa fiada só amanhã
- Direto do Exílio
- Eu amo o que faço
- Midiosfera
- O seu Direito
- Olho vivo, faro fino
- Papo de Professor
- Prospect(o)s
- Recôncavo da Guanabara
- Saúde Ocular
- Sena em Cena
- Construção
- Dicas
- Produtos
- Cultura
- Cursos
- Esporte
- Gastronomia
- Meio ambiente
- Menu cultural
- Moda e beleza
- Municípios
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Guapimirim
- Itaguaí
- Japeri
- Magé
- Mesquita
- Nilópolis
- Nova Iguaçu
- Paracambi
- Queimados
- São João de Meriti
- Seropédica
- Negócios
- Notícias
- Oportunidades
- Política
- Saúde
- Tecnologia
Nenhum comentário