Olho vivo, faro fino | 17 de setembro de 2017 - 21:21

EXPOSAMBA - OS 11 BAMBAS & RUI DE CARVALHO

Trata-se de um projeto multimídia, de cunhos paradidático e entretenimento, envolvendo artes-plásticas, música, poesia e textos sobre personagens emblemáticos da MPB, mais especificamente, formatadores e sedimentadores do gênero “Samba”.


 


No ano em quem se comemora os 100 anos da primeira gravação de um samba, tendo no rótulo do disco o termo “Samba” e ainda, sendo esta gravação respaldada por um registro feito na Biblioteca Nacional, no ano anterior, em 1916, é conveniente aos artistas brasileiros celebrarem tal data, tão especial para a cultura nacional.


 


Rui de Carvalho, cantor e artista-plástico de renome nacional, se dispôs a pintar 11 telas com parte destes artistas que fizeram do gênero “Samba” esse relicário e patrimônio do qual desfrutamos hoje, cem anos depois. Portanto, este espetáculo se propõe a reverenciar a data, com imagens de seus compositores, cantando seus clássicos e relembrando fatos pitorescos  sobre tais personalidades que marcaram definitivamente a arte brasileira, sendo o “Samba” o gênero que se tornou um catalisador da cultura nacional.


 


Com reconhecimento nacional, a partir dos anos 30, o gênero “Samba” teve o próprio Estado Novo como o seu primeiro investidor, patrocinando os concursos e os primeiros desfiles das Escolas de Samba, trabalhando na divulgação em massa dos artistas, na época, fortalecida pelo surgimento das emissoras de Rádio.


 


Na década de 1940 o gênero viria a ganhar mais um reforço, desta vez com a exposição internacional da cantora Carmem Miranda e seus filmes produzidos em Hollywood. Assim, o “Samba” começou a ficar conhecido e respaldado como cultura brasileira mundo a fora, desaguando, a partir década de 1970, em um produto de exportação dos grandes empresários da mídia nacional, fazendo com que os desfiles das Escolas de Samba sejam o ápice do carnaval mundial, tornando-se, segundo seu epíteto:


“O Maior Espetáculo da Terra”.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Publicou 12 livros, entre os quais “Sapo C/ Arroz” (poesias/1979); “Emboscadas & Labirintos” (Contos/1995); “Alguns Aspectos da MPB” (Ensaios/2008); “O Guitarrista Victor Biglione & A MPB” (Perfil/2009) e “A Letra & A Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças” (Ensaio/2019). Pesquisador musical trabalhou para PUC-Rio, UNI-Rio, UERJ, UFRJ, Biblioteca Nacional, Instituto Antônio Houaiss, CNPq, FINEP, EMI-ODEON e Dicionário Cravo Albin da MPB. Foi curador de projetos musicais, tais como “Quintas no BNDES” e “Novo Canto”. A partir de 1978 atuou como produtor de discos. Participou de seis CDS e um DVD de parceiros. Em 2012 lançou o CD “Quintal Brasil: Poemas, Letras & Convidados” com 17 faixas interpretadas por parceiros e cantoras (es), declamando oito poemas. Em 2022 lançou o CD “Perfil: Poemas, Letras & Convidados”, no qual foram gravadas, por parceiros e intérpretes, 17 faixas e declamou dois poemas. Letrista com cerca de 90 composições registradas por Anna Pessoa, Luiz Melodia, Mário Bróder e Pecê Ribeiro, entre outros. Dos seus quase 50 parceiros constam Amarildo Silva, Cacaso, Carlos Dafé, Claudio Latini, César Nascimento, Eliane Faria, Elza Maria, Ivan Wrigg, Joel Nascimento, Marko Andrade, Reizilan Cartola Neto, Renato Piau, Reppolho, Rildo Hora, Rubens Cardoso, Victor Biglione e Xico Chaves. Saiba mais em dicionariompb.com.br e wikipedia.org/wiki/Euclides_Amaral.

O LIVRO ALGUNS ASPECTOS DA MPB pode ser baixado de graça clicando aqui.

O LIVRO "O Guitarrista Victor Biglione" também pode ser baixado de graça clicando aqui.

O verbete do guitarrista Victor Biglione pode ser baixado clicando aqui.

Nenhum comentário

Seja o primeiro