EXPOSAMBA - OS 11 BAMBAS & RUI DE CARVALHO
Trata-se de um projeto multimídia, de cunhos paradidático e entretenimento, envolvendo artes-plásticas, música, poesia e textos sobre personagens emblemáticos da MPB, mais especificamente, formatadores e sedimentadores do gênero “Samba”.
No ano em quem se comemora os 100 anos da primeira gravação de um samba, tendo no rótulo do disco o termo “Samba” e ainda, sendo esta gravação respaldada por um registro feito na Biblioteca Nacional, no ano anterior, em 1916, é conveniente aos artistas brasileiros celebrarem tal data, tão especial para a cultura nacional.
Rui de Carvalho, cantor e artista-plástico de renome nacional, se dispôs a pintar 11 telas com parte destes artistas que fizeram do gênero “Samba” esse relicário e patrimônio do qual desfrutamos hoje, cem anos depois. Portanto, este espetáculo se propõe a reverenciar a data, com imagens de seus compositores, cantando seus clássicos e relembrando fatos pitorescos sobre tais personalidades que marcaram definitivamente a arte brasileira, sendo o “Samba” o gênero que se tornou um catalisador da cultura nacional.
Com reconhecimento nacional, a partir dos anos 30, o gênero “Samba” teve o próprio Estado Novo como o seu primeiro investidor, patrocinando os concursos e os primeiros desfiles das Escolas de Samba, trabalhando na divulgação em massa dos artistas, na época, fortalecida pelo surgimento das emissoras de Rádio.
Na década de 1940 o gênero viria a ganhar mais um reforço, desta vez com a exposição internacional da cantora Carmem Miranda e seus filmes produzidos em Hollywood. Assim, o “Samba” começou a ficar conhecido e respaldado como cultura brasileira mundo a fora, desaguando, a partir década de 1970, em um produto de exportação dos grandes empresários da mídia nacional, fazendo com que os desfiles das Escolas de Samba sejam o ápice do carnaval mundial, tornando-se, segundo seu epíteto:
“O Maior Espetáculo da Terra”.
- Cidadania
- Colunistas
- A Arte da Desmistura
- Baixada Prosa & Verso
- Conversa fiada só amanhã
- Direto do Exílio
- Eu amo o que faço
- Midiosfera
- O seu Direito
- Olho vivo, faro fino
- Papo de Professor
- Prospect(o)s
- Recôncavo da Guanabara
- Saúde Ocular
- Sena em Cena
- Construção
- Dicas
- Produtos
- Cultura
- Cursos
- Esporte
- Gastronomia
- Meio ambiente
- Menu cultural
- Moda e beleza
- Municípios
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Guapimirim
- Itaguaí
- Japeri
- Magé
- Mesquita
- Nilópolis
- Nova Iguaçu
- Paracambi
- Queimados
- São João de Meriti
- Seropédica
- Negócios
- Notícias
- Oportunidades
- Política
- Saúde
- Tecnologia
Nenhum comentário