Saúde Ocular | 10 de julho de 2015 - 10:35

Dia da Saúde Ocular

Hoje, 10 de julho, é comemorado o Dia da Saúde Ocular. A data serve de alerta para a importância da prevenção e diagnóstico de doenças oculares, como o glaucoma e a catarata, que são as principais causas de cegueira no Brasil. Estima-se que apenas o glaucoma atinja cerca de 1 milhão de pessoas no País. Por ser assintomática, as consultas regulares com o oftalmologista são indispensáveis para a identificação precoce da doença.


Para as pessoas que possuem histórico de glaucoma na família, o exame preventivo é imprescindível, já que elas apresentam mais chances de desenvolver a doença. Também fazem parte do grupo de risco os portadores de diabetes; os míopes e hipermétropes; os maiores de 60 anos; e negros, principalmente com mais de 40 anos de idade.


Essa doença, quando não tratada e diagnosticada a tempo, leva à cegueira irreversível. O glaucoma não tem cura. A visão perdida não pode ser restaurada. No entanto, há tratamento para evitar a perda da visão remanescente. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença.


A catarata, lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, é outra doença que se não for tratada poderá levar à perda da visão. Ela é a maior causa de cegueira evitável. Os portadores da doença não devem temer a cirurgia, pois o procedimento é simples e a recuperação costuma ser muito rápida.


Entre os sintomas da catarata estão: sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz e alteração da visão de cores. Com a progressão da doença, as pessoas poderão enxergar apenas vultos.


Ficar longas horas exposto ao sol pode possibilitar a progressão da catarata, além de outros problemas oculares. Por isso, o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças é fundamental.


É importante também chamar a atenção para a prevenção da cegueira na infância. O glaucoma congênito e a catarata congênita são as principais causas da perda de visão em crianças. Um pré-natal adequado e o teste do olhinho são imprescindíveis.


Que a data de hoje – Dia da Saúde Ocular – ajude os leitores a refletir sobre a importância de cuidar dos olhos com carinho e atenção, realizando consultas periódicas com o oftalmologista.



Sobre a Dra. Kátia Mello


A Drª. Kátia Mello é oftalmologista, com especialização em pediatria. É também diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello (www.centrokatiamello.com.br), localizado em Duque de Caxias - RJ. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/centrokatiamello.com.br?fref=ts.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

A Drª. Kátia Mello é oftalmologista, com especialização em pediatria. É também diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello (www.centrokatiamello.com.br), localizado na Avenida Presidente Vargas, 132, 3º andar, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. E-mail para contato: contato@centrokatiamello.com.br / telefone: (21) 3344-7321. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/centrokatiamello.com.br?fref=ts.

Nenhum comentário

Seja o primeiro