Catarata é a principal causa de cegueira evitável
A catarata é a doença ocular que mais cresce no País. Já são mais de dois milhões de portadores, e a cada ano, 120 mil pessoas são afetadas. Os mais atingidos são os idosos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. O problema é considerado a maior causa de cegueira evitável, sendo responsável por 48% dos casos de perda da visão no Brasil e no mundo. Embora os mais velhos sejam os mais vulneráveis, os especialistas têm registrado um aumento da incidência da afecção em idades mais precoces.
A falta de acesso à informação e ao sistema de saúde, aliada à insegurança quanto à cirurgia, são fatores que colaboram para o aumento de casos de cegueira provocados pela catarata. Por isso, profissionais da área oftalmológica, órgãos e instituições de saúde, assim como os meios de comunicação, são indispensáveis para disseminar informações e conscientizar a população sobre a doença.
É importante lembrar que o único tratamento para a catarata é o cirúrgico. No entanto, os portadores da doença não precisam temer a cirurgia. O procedimento é simples e a recuperação costuma ser muito rápida.
Devido às técnicas mais modernas, como a cirurgia de catarata (capsulotomia) por facectomia, o procedimento para a remoção da doença pode ser feito precocemente. Não é necessário que a catarata fique “madura”, como se falava antigamente, pois fica mais fácil operar quando ainda está precoce, e consequentemente o prognóstico é melhor e o tempo de recuperação menor. A intervenção é indolor, sob anestesia local, e não há a necessidade de internação hospitalar. Na operação, o cristalino opaco é retirado e é feito um implante de uma lente intraocular.
É imprescindível procurar um médico aos primeiros sinais da catarata. Veja abaixo mais informações sobre a doença:
O que é catarata
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. A diminuição da visão ocorre de forma progressiva. A doença pode ser congênita ou adquirida, que é a forma mais comum. No primeiro caso, o problema é presente ao nascimento, devido a doenças ou complicações durante a gravidez. Já em suas formas adquiridas, destacam-se: catarata senil; catarata traumática; diabética; e decorrente de medicamentos, principalmente os corticóides, quando usados por longos períodos.
Principais sintomas
Diminuição da acuidade visual; sensação de visão “nublada ou enevoada”; maior sensibilidade à luz; alteração da visão de cores e mudança frequente da refração. Com a progressão da doença, a pessoas poderão enxergar apenas vultos.
Prevenção
O risco de surgimento da catarata aumenta 60% para quem não protege os olhos do sol, já que a exposição à radiação ultravioleta é uma dos principais fatores de risco para a doença. Por isso, o uso de óculos de sol adequado, com filtros ultravioleta UVA e UVB, é imprescindível. Além disso, uma boa alimentação, com a inclusão de frutas e vegetais ricos em vitaminas A, C e E na dieta, é muito importante na prevenção do problema. Outras medidas são: evitar o consumo excessivo de sal, tabaco e bebidas alcoólicas; controlar os níveis de glicose no sangue; praticar atividades físicas.
Mais informações podem ser obtidas no site www.centrokatiamello.com.br, no perfil da clínica no Facebook: https://www.facebook.com/centrokatiamello.com.br?fref=ts, ou pelo telefone: (21) 3344-7321.
- Cidadania
- Colunistas
- A Arte da Desmistura
- Baixada Prosa & Verso
- Conversa fiada só amanhã
- Direto do Exílio
- Eu amo o que faço
- Midiosfera
- O seu Direito
- Olho vivo, faro fino
- Papo de Professor
- Prospect(o)s
- Recôncavo da Guanabara
- Saúde Ocular
- Sena em Cena
- Construção
- Dicas
- Produtos
- Cultura
- Cursos
- Esporte
- Gastronomia
- Meio ambiente
- Menu cultural
- Moda e beleza
- Municípios
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Guapimirim
- Itaguaí
- Japeri
- Magé
- Mesquita
- Nilópolis
- Nova Iguaçu
- Paracambi
- Queimados
- São João de Meriti
- Seropédica
- Negócios
- Notícias
- Oportunidades
- Política
- Saúde
- Tecnologia
Nenhum comentário