Afinal, o que é cloud computing?
Cloud computing é um termo cada vez mais utilizado no meio da informática e da tecnologia da informação. Em português, a expressão é traduzida como “computação na nuvem”. A ideia de abstração contida nesse conceito não é despropositada, afinal de contas, é justamente sobre isso que ele trata: em vez da utilização maciça de hardwares — ou seja, recursos físicos — para a obtenção de serviços, o usuário consegue acessá-los por meio da internet, muitas vezes sem a necessidade, inclusive, da instalação de softwares.
Com a ampliação do acesso à internet e às formas de conexão mais velozes, a computação na nuvem se torna uma maneira revolucionária de encararmos a logística corporativa e, em alguns casos, até mesmo pessoal. Ter acesso aos documentos, aos serviços e aos programas necessários para as atividades habituais, em qualquer lugar e a qualquer momento, certamente ajuda a dinamizar as relações sociais e empresariais.
Gostaria de saber mais sobre os benefícios do cloud computing? Confira a seguir!
Economize nos custos de estrutura interna
Em muitos casos, para obter todos os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades internas de uma empresa, é preciso montar uma estrutura de TI capaz de integrar todos os computadores, fora a aquisição de hardwares capazes de executar e armazenar todos os softwares necessários. Ao contar com uma estrutura na nuvem, o empreendedor reduz custos com toda essa estrutura, já que os requisitos básicos para acessar as aplicações de seu interesse são, basicamente, um computador ligado, o servidor onde se localiza o aplicativo e a conexão com a internet.
Dinamize os processos internos e externos
Como todo o conteúdo e todos os aplicativos básicos para o desenvolvimento das atividades da empresa estão na nuvem, o empreendedor pode acessar o que precisa a partir de qualquer dispositivo, seja ele um notebook, um tablet ou um smartphone. Para um empreendedor, por exemplo, o grande benefício é o acesso ilimitado às informações e aos relatórios empresariais.
Dessa forma, ele pode acompanhar a empresa de qualquer lugar e, inclusive, coordenar equipes que estão trabalhando em campo. Em outras palavras, é uma forma mais inteligente de organizar os processos internos e externos de uma instituição!
Assegure a integridade da estrutura
Não é raro encontrarmos casos em que dados ou programas importantes sofrem algum dano irrecuperável por conta de algum problema na estrutura de TI. Imagine a seguinte hipótese: o servidor principal da rede da sua empresa se danifica permanentemente e relatórios importantes, produzidos naquele mês, são perdidos. Ao contar com uma estrutura na nuvem, a preocupação com a perda de dados, informações e programas é bastante reduzida, já que o fornecedor desse serviço conta com um amplo suporte de backups. Basicamente, o empreendedor estará garantindo a segurança das informações para os seus negócios, permitindo uma rápida reposição do que for necessário, mesmo quando surgem problemas internos.
Você já conta com uma estrutura em cloud computing na sua empresa? Não perca mais tempo e desenvolva soluções inteligentes para o seu negócio! Acesse o nosso blog e fique por dentro de mais dicas!
- Cidadania
- Colunistas
- A Arte da Desmistura
- Baixada Prosa & Verso
- Conversa fiada só amanhã
- Direto do Exílio
- Eu amo o que faço
- Midiosfera
- O seu Direito
- Olho vivo, faro fino
- Papo de Professor
- Prospect(o)s
- Recôncavo da Guanabara
- Saúde Ocular
- Sena em Cena
- Construção
- Dicas
- Produtos
- Cultura
- Cursos
- Esporte
- Gastronomia
- Meio ambiente
- Menu cultural
- Moda e beleza
- Municípios
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Guapimirim
- Itaguaí
- Japeri
- Magé
- Mesquita
- Nilópolis
- Nova Iguaçu
- Paracambi
- Queimados
- São João de Meriti
- Seropédica
- Negócios
- Notícias
- Oportunidades
- Política
- Saúde
- Tecnologia
Nenhum comentário