Eu amo o que faço | 28 de janeiro de 2015 - 15:00

5 dicas para cuidar dos seus clientes

Manter um cliente fiel na empresa é uma prática de sobrevivência orgânica que deve sempre estar ativa na mente de qualquer empresário que almeja algum sucesso. Cada cliente conquistado representa uma parcela de dinheiro e a fidelização é uma das principais armas para manter um lucro constante.


Conquistar o público consumidor não é algo assim tão simples. As pessoas sempre estão procurando vantagens que possam atender as suas necessidades. As companhias sempre procuram recursos para manterem os clientes e investem em diversos programas para não serem responsáveis por perder um potencial consumidor.


Uma das estratégias adotadas é a oferecer ao público exatamente o que eles procuram. Para isso, é importante trabalhar com uma ampla variedade de produtos para quebrar certo comportamento de compra. Um exemplo prático: se você vende pastilhas de cereja apenas você vai perder aqueles que não podem nem sentir o cheiro dessa fruta. Porque não vender também balas de anis e hortelã?
O outro é manter o cliente ao oferecer um preço acessível. Após pesquisar muitos preços, e o seu ser o mais competitivo, com certeza os clientes vão voltar. Por isso, sempre pense em oferecer preços e serviços de qualidade aos clientes e assim conseguirá manter cada um deles com naturalidade.


Outro ponto é o bom atendimento. Ofereça produtos com diferencial, atenda com cordialidade e gentileza e entenda quais são os problemas reais de cada e um e tente atender. O treinamento dos funcionários é essencial porque isso vai garantir a diminuição do erro dos funcionários e vai oferecer uma maior agilidade no processo de atender corretamente o cliente.


Algo que parece pequeno, mas que faz a diferença é um bom estacionamento. Ultimamente, nas cidades grandes, estacionar o carro é um verdadeiro dilema principalmente nos centros onde surgem locais caríssimos. Pode ser um investimento alto, mas com certeza compensa. Acredite: pessoas deixam de ir aos lugares só porque não tem onde parar.


Manter um cliente fiel não é uma tarefa realmente fácil e é preciso além de muito planejamento, muito trabalho. Amplie seus canais de comunicação com as empresas através de ouvidorias ou até formulários posicionados nos balcões. Saber o que os clientes estão pensando é uma das formas de ser assertivo na fidelização.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Olá! Eu sou o Luiz Dias, Founder & CEO da Allanis Networks. Profissional de TI há mais de 23 anos com certificação MCP sou empreendedor e especializado em tecnologias de infraestrutura, redes, serviços, gerenciamento e segurança. Atuo em função de ajudar empreendedores a garantir que sua empresa tenha à disposição de seu negócio o melhor da Tecnologia da Informação e a capacitar e direcionar Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional. Nesse e-book, você poderá aplicar o manual de segurança de TI para sua empresa. Ele reúne toda minha experiência como profissional da área de TI e CEO da Allanis Networks.

Nenhum comentário

Seja o primeiro