16 de abril de 2021 - 23:47

UFRJ doa álcool 70 e em gel a municípios da Baixada Fluminense

Baixada Fácil

UFRJ doa álcool 70 e em gel a municípios da Baixada Fluminense

Em ação social de combate à pandemia da Covid-19, o Instituto de Química da UFRJ entregou, esta semana, 4.500 litros de álcool 70 às secretarias de Saúde de Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As três cidades estão entre as que apresentam no estado do Rio os maiores índices de mortes decorrentes do novo coronavírus. Todo o material será distribuído entre os hospitais públicos da região.


Com a ajuda de voluntários, a UFRJ já produziu aproximadamente 3.500 litros de álcool glicerinado e 400 kg de álcool em gel, que foram fornecidos gratuitamente para o complexo hospitalar e equipes de limpeza da própria universidade. A iniciativa de apoio às prefeituras da Baixada Fluminense faz parte de um projeto que prevê a produção de 15 toneladas de etanol 70% glicerinado e duas toneladas de álcool em gel.


Com recursos obtidos por meio de edital da 3ª Vara Federal de São João de Meriti, o complexo de laboratórios que compõem o Pólo de Xistoquímica (Instituto de Química - UFRJ) foi adaptado para produção de álcool 70. A unidade piloto de bioprocessos do Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LaBiM) agora tem capacidade para produzir e envasar, aproximadamente, 200 litros do produto, a cada hora. Já o Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO) passou a produzir, diariamente, 400 kg de álcool em gel. A logística de entrega dos insumos e da produção foi realizada em parceria com a Prefeitura Universitária da UFRJ.


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação