21 de janeiro de 2021 - 23:26

ONG ComCausa reativa memorial on-line em homenagem ao bispo Dom Adriano Hipólito

Baixada Fácil

ONG ComCausa reativa memorial on-line em homenagem ao bispo Dom Adriano Hipólito

Nesta semana, o bispo Dom Adriano Hipólito completaria 108 anos (18/01). Para lembrar a data, a ONG ComCausa colocará no ar uma página em homenagem ao “Apóstolo da Baixada”, que pode ser acessada no endereço: www.comcausa.net/domadriano. Até o final do mês, a ONG irá resgatar uma série de fotos da trajetória de Dom Adriano no canal Coisas Boas da Baixada.


Dom Adriano é um dos personagens de maior referência na luta pelos direitos humanos na Baixada Fluminense. A história do bispo é uma das inspirações da ComCausa. A instituição foi uma das primeiras, fora dos grupos da igreja católica, a promover ações em memória a Adriano e, principalmente, às lutas que ele se dedicou no decorrer da vida.


“Desde o militante político que foi acolhido, até vítimas da opressão dos grupos de extermínio capitaneados pela elite da Baixada com o apoio dos militares. Passando por aqueles que, muitas vezes, iam até a casa de Dom Adriano em busca de uma ajuda pontual até para a sobrevivência diante da fome. Já escutei tantos relatos que só me fazem ter orgulho de ser da mesma Baixada, região que este sergipano, nordestino como tantos outros que vieram para cá, construiu com fé, resistência e humanidade”, conta o fundador da ComCausa, o jornalista Adriano Dias.


As pessoas que conheceram, ou que conviveram com Dom Adriano têm diversos relatos carinhosos e referências de lutas dessa figura tão importante, não somente para a Diocese Nova Iguaçu, mas para todo o Brasil. Dom Adriano contribuiu na formação intelectual e política de centenas, talvez até milhares, de pessoas da região. Entre essas pessoas está o jornalista e ex-prefeito de Mesquita, Artur Messias, que esta semana esteve na sede da ComCausa e, em uma conversa informal, contou um pouco de suas memórias sobre Dom Adriano. 


No encontro, além da proposta de retomada do memorial eletrônico Dom Adriano na página da ComCausa, foram conversadas outras iniciativas para o decorrer do ano, como o resgate do conteúdo intelectual produzido por ele. Considerando que essa história também é a trajetória de lutas de uma igreja, foi proposto que a ComCausa contribuísse para as atividades dos 40 anos da Pastoral da Juventude da Diocese de Nova Iguaçu. Assim, o professor Alexandre Paiva buscará vários integrantes da Pastoral da Juventude para trazer uma série de bate-papos e lives para resgatar não somente a memória de luta de Dom Adriano, mas também da Pastoral da Juventude e da Diocese de Nova Iguaçu.



Memorial eletrônico


Na época do centenário de Dom Adriano, a ComCausa colocou no ar pela primeira vez um memorial em sua homenagem. Após mudar o site da instituição para outra plataforma, o portal foi desativado. No início deste ano ficou decidido a retomada desses memoriais que seriam ligados ao projeto REDE.DH e à Rede Virtual Pelo Cultura de Direitos da ComCausa.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação