12 de julho de 2019 - 00:30

Baixada Fluminense terá 1ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa

Baixada Fácil

Baixada Fluminense terá 1ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa

A Baixada terá sua primeira caminhada inter-religiosa no próximo domingo (14/07). A concentração será às 9h, na Praça dos Direitos Humanos, Centro de Nova Iguaçu. A caminhada começa às 11h pela Via Light seguindo até o antigo pólo gastronômico (próximo à garagem São José). 


Um comitê Inter-religioso foi formado na Baixada com a intenção de promover ações conjuntas entre as cidades para conscientizar sobre a importância dos direitos às liberdades religiosas. Várias denominações religiosas já confirmaram presença, com representantes do candomblé, umbanda, igrejas evangélicas, católicas, wikas, budistas, ateus e agnósticos. Entre a classe artística, já confirmaram presença: o grupo Afoxé Omo Ketu, cantor Pedro Neves, grupo Força Raiz, grupo Panelinha de Dendê, Ministério David e Daniel,  Padê de Exú - Performance Ritual com texto de Abdias Nascimento e Thiago Viana. 


Neste dia, também estarão no palco vários líderes religiosos fazendo seus apelos pelo respeito e tolerância religiosa, explica Nádia Maria, uma das organizadoras do evento. “A melhor expectativa possível  para uma ação de visibilidade que irá demonstrar ao poder público que somos muitos. Afinal, na Baixada Fluminense é onde se concentra grande parte das casas de matriz africana. E as mais antigas casas. Eu mesma sou descendente do engenho velho. Minha avó Aleluia de Iemanjá veio da Bahia inaugurou sua roça em Mesquita, casa essa que existe no mesmo lugar até hoje", relatou. 


Este será o momento de todos deixarem suas mensagens de paz através dos seus códigos religiosos, seja com uma oração, cântico ou até mesmo uma benção, observa Edson França. "O importante é que as pessoas possam entender que há espaço para todas as religiões e credos. Estamos em um país livre”, ressaltou. Cada líder terá cinco minutos de apresentação. 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação