31 de agosto de 2020 - 21:35

Ações de solidariedade se multiplicam durante a pandemia

Ações de solidariedade se multiplicam durante a pandemia

*Flávio Chantre


Entre os desafios e dores impostas pela pandemia do novo coronavírus, a multiplicação da solidariedade fortalece a crença do valor da união e do potencial de impacto positivo de ações de colaboração. Desde o início da crise, observamos iniciativas e doações em prol do bem comum, tanto por parte do setor privado, quanto de pessoas físicas. O número de beneficiados que se espalha pelo país demonstra que a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a Covid-19.


Uma pesquisa elaborada em março, pela Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa de sustentabilidade corporativa da Organização das Nações Unidas (ONU), verificou que 10% das empresas entrevistadas estavam contribuindo com medidas para conter ou limitar o avanço da pandemia, como a doação de equipamentos ou insumos a hospitais e comunidades vizinhas ao local que residem. 


No Rio de Janeiro, e em especial no município de Duque de Caxias, a distribuição de alimentos, de produtos de higiene pessoal e de equipamentos hospitalares, que já totalizam mais de 242 mil itens, tem feito parte da rotina da Braskem. A adoção destas medidas de combate à propagação da Covid-19, como a produção e a distribuição de máscaras e álcool em gel direcionados à população, reforça o comprometimento da companhia com as comunidades vizinhas ao Polo Petroquímico de Campos Elíseos. Dados mais recentes do IBGE /2019 apontam que domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa representam 37.8% da população nessas condições, reforçando que esse apoio faz toda diferença.


A empresa é uma das instituições que vem unindo forças para enfrentar o momento atual. O trabalho é junto aos mais variados parceiros da cadeia de valor, o que potencializa o poder das ações. Neste contexto, a presença da companhia se faz também com a atuação no Conselho Consultivo Comunitário de Campos Elíseos por meio de projetos e ações para a comunidade. São em momentos de ruptura que as iniciativas solidárias se tornam ainda mais importantes, como um mecanismo de minimizar os danos diante da fragilidade humana e de se reconhecer no lugar do outro.


O trabalho que vem sendo realizado envolve a solidariedade, visando superar este momento difícil, e é de suma importância para a Braskem junto às comunidades em que está inserida, beneficiando uma parcela da população total do município, que supera 900 mil pessoas, ainda de acordo com dados do IBGE 


Conversando com as pessoas do entorno, percebemos que é mais do que urgente essa colaboração pois, em meio a tantos problemas, receber uma cesta básica, kits de materiais de higiene, ser atendido em algum hospital público com profissionais capacitados e com EPIs são atitudes que podem salvar vidas e que reforçam a sensação de união. Nesse sentido, as mais recentes doações da Braskem, feitas em junho, para o Hospital Municipal Dr Moacir Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, envolveram a doação de 5.500 máscaras naotecido, em parceria com a FIRJAN; e outras duas mil do tipo face shield para a prefeitura municipal.


Desde o início da pandemia, as ações voluntárias se multiplicam para proteger quem vive em situação de vulnerabilidade. A Braskem vem fazendo a sua parte nesta cadeia solidária e reforça a importância da consciência coletiva nos mais diversos segmentos para superarmos este momento delicado da saúde mundial.



*Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação