27 de fevereiro de 2020 - 21:07

ESL One 2020: Rio de Janeiro recebe evento de eSports e busca protagonismo no cenário

O Rio de Janeiro será palco de um dos maiores eventos de eSports do ano. Com ingressos esgotados desde o final de 2019, a ESL One: Rio 2020 vai reunir as melhores equipes do jogo Counter-Strike: Global Offensive na disputa pelo primeiro Major da temporada. Esse torneio possui forte tradição no cenário gamer, mas só agora chega na capital carioca. É uma vitória, não apenas para a cidade, mas também para todos os jogadores brasileiros. O país mostra que o investimento em novas tecnologias pode aumentar durante os próximos anos.


As vendas do primeiro lote duraram apenas uma hora, como mostra reportagem do portal The Clutch. A procura por um lugar na Jeunesse Arena, que fica na Barra da Tijuca, foi intensa e, quem ficou de fora, vai precisar se inscrever na lista de espera. A ESL One Rio 2020 vai acontecer entre os dias 21 e 24 de maio, e promete ser um marco na cidade para os fãs e também profissionais envolvidos com o cenário de jogos eletrônicos.



Essa competição é conhecida como Major, ou seja, uma espécie de mundial para os jogadores de CS:GO. São torneios que acontecem durante todo o ano e, segundo divulgação do site TechTudo, reúnem mais de um milhão de espectadores por evento. As premiações neste tipo de torneio também são altas, e no Rio de Janeiro não será diferente. O time campeão vai levar mais de R$ 4 milhões como prêmio.


Os diferentes eventos com jogos eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço no Rio de Janeiro, independente do público. Desde 2018, por exemplo, o Shopping Grande Rio promove eventos voltados para os fãs de games. A ideia é fomentar o público e aproveitar essa onda no entretenimento com as novas tecnologias. O universo do eSports parece ter um potencial enorme entre o público brasileiro.


Tecnologia e diversão


A ESL One: Rio 2020 não é o primeiro grande torneio de jogos eletrônicos que o Rio de Janeiro recebe. Em 2018, a cidade lotou a mesma Jeunesse Arena com 20 mil pessoas para o R6: Pro League Rio. O evento, entretanto, não era do jogo CS:GO, mas sim do premiado Rainbow Six Siege. A equipe FaZe Clan, que contava apenas com jogadores brasileiros, ficou com o vice-título, perdendo para os europeus da G2 Esports. O canal de eSports da SporTV foi o responsável pela transmissão das partidas na internet.


Só que não é apenas o Rio de Janeiro que está dando atenção para esses eventos, mas também todo o Brasil. No ano passado, a cidade de São Paulo realizou a 12ª edição da Brasil Game Show, que reúne não apenas os fãs de games, mas também investidores e curiosos por tecnologia. Foram mais de 300 mil visitantes, fazendo da feira a maior da América Latina. Assim, o país mostra que está com atenções voltadas para o entretenimento com novas tecnologias.



Falar em diversão, atualmente, é também falar de novidades deste setor. Algumas tecnologias estão fazendo com que jogos tradicionais ganhem cada vez mais espaço no mundo digital. Isso aconteceu com os jogos de cartas, por exemplo. O blackjack, também conhecido como 21 no Brasil, possui diferentes formas para se jogar, como explica o site da Betway online blackjack, que vão desde o modo clássico até a versão europeia. A internet facilitou a entender o jogo, pois é possível aprender todas as variações e conhecer até algumas novas, como a de Atlantic City, popular nos Estados Unidos. Outra novidade é a evolução da tecnologia de realidade virtual, que fez sucesso no ano passado com o jogo de música Beat Saber. O título ganhou diversos prêmios em 2019 ao misturar sons e criar uma experiência única em um jogo de VR.


Os smartphones não ficam de fora disso, já que representam quase 70% do público que gosta de jogos eletrônicos. O sucesso do jogo Sword Legacy Omen, criado pelos cariocas Arthur Protasio e Rodrigo Correa, mostram como o setor tem crescido e ganhado espaço. O game ganhou até mesmo uma versão para computador, após sucesso que fez nos celulares.

Mais investimentos

Por conta de todos esses exemplos, é importante para o Brasil continuar trazendo eventos e investimentos na área de tecnologia. Algo que já acontece no Rio de Janeiro desde 2018, quando Duque de Caxias recebeu o Rio Info. O evento discutiu o futuro das tecnologias e como elas podem impactar na rotina de empresas, pessoas e até mesmo do estado.



As tecnologias não ajudam apenas no desenvolvimento de jogos, videogames e celulares. Ela também é importante em diferentes setores, como da saúde e da ciência. O TEDxRio, realizado em junho do ano passado, discutiu exatamente qual a melhor forma de conseguir fazer algumas dessas novidades terem um impacto nessas áreas mais essenciais para a população.


O Rio de Janeiro, assim com o Brasil, tem potencial para crescer com as novas tecnologias, seja recebendo um torneio como a ESL One Rio 2020, ou então com feiras e eventos do setor. A capital carioca parece aberta para isso nos próximos anos, e será preciso aproveitar essas oportunidades para crescer. Afinal, investir em tecnologia é garantir um sucesso no futuro e também abrir cada vez mais portas.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação